João Pessoa, 10 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na madrugada desta segunda-feira (10), a Secretaria de Comunicação de João Pessoa distribuiu nota comentando a denúncia de que o prefeito Luciano Agra teria intercedido em favor da empresa JJ Participações, do Grupo Maurício Nassau, e a Prefeitura baixado de R$ 161 mil para R$ 16 mil uma multa aplicada contra a construtora, acusada de edificação irregular.
A Secom-JP atribuiu a denúncia ao ex-secretário da Receita, Ednaldo Soares, e lembra que o prefeito demitiu o ex-auxiliar do cargo recentemente. A informação é tratada como uma armação. "O esquema do governador, desesperado com a performance de sua candidata na campanha eleitoral para a Prefeitura de João Pessoa, monta um factoide", diz o texto.
Na Nota, a Prefeitura assegura que "ao contrário do que diz a denúncia, em nenhum momento o prefeito Luciano Agra orienta ou determina que o ex-auxiliar da Receita desse desconto de 90% para multa de determinado empreendimento. O bilhete do prefeito é claro: "Ednaldo, estude uma solução para este caso, que se trata de um parceiro na construção do CCSV. Um desconto, um parcelamento etc".
Admitindo a veracidade do bilhete, a Prefeitura, entretanto, não vê qualquer ilegalidade no pedido expresso do prefeito ao então secretário. "O prefeito não pediu nada de ilegal, pois os descontos e parcelamentos de multas sempre ocorreram na PMJP, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. E, neste caso específico, se justificaria ainda mais porque a empresa em questão contribuiu para a construção do Centro de Comércio e Serviços do Varadouro. Ou seja, Luciano Agra não fez nada em benefício próprio ou de grupos partidários e políticos. Pleiteou em favor da cidade. E pediu ao então secretário para estudar uma solução, logicamente dentro da legalidade, para o caso. A fixação do percentual coube ao próprio secretário".
A Prefeitura diz que chama atenção ainda que o ex-secretário da Receita Municipal, Ednaldo Soares, tenha escolhido justamente o momento posterior à sua exoneração para revelar algo que ele mesmo praticou como se fosse algum procedimento ilegal. "Ressalta-se que o ex-secretário, que faz parceria com o irmão do governador e a ex-secretária Laura Farias, está totalmente engajado na campanha da candidata pelo PSB à Prefeitura e não poupa ataques ao prefeito desde que perdeu o cargo na PMJP", encerra a Nota.
MaisPB com SecomJP
INVESTIGAÇÃO - 15/09/2025