João Pessoa, 10 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu destaque ao mensalão em sua estreia na propaganda eleitoral de José Serra (PSDB) na TV e inflamou os discursos de tucanos e petistas na disputa à Prefeitura de São Paulo.
Em inserções televisivas do PSDB veiculadas desde anteontem à noite, FHC se referiu ao caso sob julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) para dizer que "São Paulo não aceita quem é tolerante com desvios de dinheiro público" e "vai votar em um administrador honesto, com história limpa, José Serra".
A fala do ex-presidente motivou um contra-ataque do adversário Fernando Haddad (PT) com menções ao chamado "mensalão mineiro" –suposto esquema do publicitário Marcos Valério com tucanos do Estado, em 1998.
"Como ex-presidente ele tem que ter uma postura republicana e sabe onde começou isso. Começou em Minas Gerais com o partido dele", disse Haddad, em entrevista.
A aparição de FHC ocorre uma semana após ele escrever um artigo com críticas ao governo Lula, rebatido pela presidente Dilma Rousseff e que provocou uma guerra de declarações entre PT e PSDB.
Em São Paulo, as duas campanhas vinham evitando referências explícitas ao mensalão na TV até meados da semana passada. No rádio, a de Serra já havia chamado antes de "bilhete mensaleiro" a proposta petista de implantar um bilhete único mensal.
Folha.com
PARA 2026 - 05/09/2025