João Pessoa, 01 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A presidente Dilma Rousseff participou nesta noite de segunda-feira (1°) de comício em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, com o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva, Dilma discursou pedindo votos em Haddad e fez referência à crítica de José Serra.
Em seu discurso, a presidente fez uma série de referência com a expressão "meter o bico". O tucano José Serra havia Usado o termpo para se referir à participação de Dilma no horário eleitoral petista.
"Estou aqui hoje para meter meu bico nessa eleição porque para o Brasil São Paulo é um fato, um acontecimento, sobretudo onde moram milhões de brasileiros. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico aqui em São Paulo", disse.
"Meter o bico significa muito para mim, morei aqui perto, na Celso Garcia, conheci a luta contra a ditadura pelas liberdades. E lutei pelo direito de todos paulistas, brasileiros e brasileiras, de meterem o bico em todos os assuntos."
Críticas de Russomanno
O petista Fernando Haddad rebateu, na tarde desta segunda-feira (1º), as críticas feitas pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Rusomanno (PRB) sobre seu posicionamento contra a tarifa proporcional de ônibus. O petista disse que fez apenas uma crítica política. Russomanno afirmou nesta tarde que Haddad “mente descaradamente” ao afirmar que os passageiros que moram na periferia irão pagar mais e comparou a atitude do petista ao “esgoto da política.”
“Está registrada na Justiça Eleitoral a proposta”, afirmou Haddad, para justificar que não mentiu ao dizer que, com o Bilhete Único do Russomanno, o passageiro que andar mais irá pagar uma tarifa maior. Haddad aproveitou para criticar o líder nas pesquisas de intenção de votos.
“Se ele tem dinheiro para dar desconto, por que vai dar desconto para quem mora perto do trabalho se você sabe que é o pobre que mora longe, sendo que a Prefeitura nem esse dinheiro tem para dar esse desconto?", explicou.
"Eu estou fazendo uma crítica política a uma proposta que já foi pensada e não deu certo, foi abandonada na cidade de São Paulo em favor do Bilhete Único. Fiz uma pergunta no debate para ele e ele teve a chance de explicar. Quando você vai a um debate de televisão e faz uma pergunta você está dando a chance da pessoa esclarecer sua própria proposta", disse.
Em relação às afirmações do candidato José Serra (PSDB) de que a presidente Dilma Roussef (PT) confunde o privado com público e faz loteamento dos cargos públicos, o petista respondeu, mencionando irregularidades apontadas nas secretarias da Educação, Habitação, Meio Ambiente e Saúde: “quem governa São Paulo são eles. Veja aí o loteamento, vários secretários respondendo por improbidade administrativa e o prefeito não faz a faxina que ele cobra”, disse.
Haddad voltou a dizer que Serra é desrespeitoso com Dilma ao declarar que ela não deve meter o bico em São Paulo. “Eu acho que ele está sendo muito indelicado com a Dilma e o Aécio muito indelicado com o Lula. Acho que eles deviam respeitar mais a Presidência da República”.
G1
LEGISLATIVO MUNICIPAL - 09/09/2025