João Pessoa, 09 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região irá realizar uma paralisação de duas horas na agência do HSBC, localizada na Rua João Pessoa, nesta quarta-feira (10). O Dia Nacional de Luta, que se estenderá até o meio dia, será realizado em todo o país e tem como objetivo protestar contra os valores referentes à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pagos pela entidade financeira.
Apesar do Brasil ser uma das maiores fontes de lucro do HSBC, o banco inglês vai pagar uma das menores PLRs do sistema financei¬ro nacional. Isso porque a empresa elevou em 63,4% as previsões para crédito de liquidação duvidosa (PDD), atingindo o montante de R$ 1,8 bilhão. O valor equivale a três ve¬zes o lucro obtido no semestre passa¬do, que foi de 602,5 milhões.
“Embora a inadimplência esteja caindo, o banco faz essas provisões sem sentido que, no final, acabam prejudicando a PLR e PSV/PPR dos bancários. A parcela adicional da PLR, por exemplo, que distribui 2% do lucro líquido do primeiro semestre divididos igualmente entre todos os funcionários, ficou comprometida” afirmou o secretário-geral do Seeb-CGR e funcionário do HSBC, Esdras Luciano, ressaltando ainda que os funcionários vão receber muito me¬nos do que merecem.
Além disso, os bancários também exigem o fim das demissões e mais contratações para aliviar o sufoco nas agências. Só no primeiro semestre do ano, o ban¬co fechou 1.820 postos de trabalhos em relação ao mesmo período do ano passado. São demissões sem sentido que prejudicam milhares de pais e mães de família. Portanto, a categoria estará reunida para exigir que o trabalhador seja valorizado e tratado com respeito.
Assessoria
R$ 3 para carros - 08/09/2025