João Pessoa, 07 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um cruzamento de dados feito por órgãos de controle mostra que mais de 54,9 mil pessoas de outros estados se vacinaram contra a Covid-19 na Paraíba, 8,9 mil cidadãos com CPF inexistente e até 341 que estariam mortos também foram imunizados, segundo informações levantadas a partir da base de dados do Sistema Nacional de Óbitos. A execução da imunização é de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (07) pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Entre outros problemas encontrados estão a inconsistências relativas à faixa etária, intervalo entre doses menores que o recomendados, cargo e função do vacinado, aplicação de doses de fabricantes diferentes, além da vacinação em ocupantes de cargos eletivos e menores de 18 anos, o que não é recomendado pelos laboratórios responsáveis por fabricar os imunizantes.
O relatório de acompanhamento de gestão sobre Covid-19 do TCE-PB mostra que até essa quinta-feira (06) o estado tinha recebido 1.450.320 doses, das quais aplicou 1.074.680.
Dos imunizantes aplicados, 78% foram destinados para o grupo por faixa etária superior a 60 anos ou mais, 18% para trabalhadores de saúde e o restante para grupos de pessoas com deficiência, comorbidades, forças de segurança, comunidades tradicionais e povos indígenas e outros não informados.
O Tribunal criou um Comitê de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento da Covid-19, que reúne além da Corte de Contas outros órgãos como CGU, MPF, TCU e MPPB. A intenção é acompanhar e fiscalizar atuação dos gestores e definir políticas preventivas de controle a fim de impossibilitar possíveis inconformidades tanto no uso do dinheiro público durante a pandemia, quanto no processo de imunização em curso no Estado.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025