João Pessoa, 22 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Choque de gestão, reforma pedagógica, valorização do servidor e melhoria da infraestrutura. Estas, entre outras ações compõem a carta proposta da “Chapa 1 – Sim, Nos Podemos Fazer Mais”, que concorre nas eleições interna para novos diretores e vice-diretores do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) e do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizados no Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras.
A votação ocorrerá no próximo dia 31. Para o cargo de diretor e vice-diretor do CCHSA, concorrem pela “Chapa 1” os professores Marcos Barros e Carlos Marinho. Já para o comando do CAVN, estão na disputa o professor e candidato a diretor, Cleber Brito Sousa, e o técnico administrativo Edson Lindolfo, que concorre como vice.
Para o CCHSA, o professor Marcos Barros defende ações significativas e emergentes em praticamente todas as áreas. Como propostas concretas, ele apresenta a implantação de um sistema de segurança eletrônica no campus, com o objetivo de coibir a violência interna; a melhoria da qualidade da alimentação servida no Restaurante Universitário (RU); a implantação de uma rede de internet wireless para atender todo o Campus, inclusive laboratórios e Residência Universitária; investimento na melhoria das salas de aulas; a compra de equipamentos multimídia e tecnológicos para os laboratórios; além da reabertura de uma Policlínica, com, pelo menos, cinco especialidades médicas incluindo atendimento clínico, ginecológico, psiquiátrico, psicológico; além da implantação de um consultório odontológico, ambos com atendimento gratuito para todos os três segmentos da comunidade universitária.
“Todos esses investimentos visam à valorização e a melhora da autoestima do nosso corpo docente, discente, e dos servidores. Buscamos construir para o campus de Bananeiras uma proposta de trabalho qualificada que produza resultados mais significativos para a comunidade. Para isso, vamos promover o bem estar e a melhoria para todos. E isso é possível, pois, a universidade dispõe dos recursos suficientes. Mas, o problema é que eles são mal administrados. Vamos implantar um choque de gestão no CCHSA para mudar essa realidade”, comentou o professor Marcos Barros.
“Para isso, contaremos com a organização, muito trabalho e, sobretudo a participação aberta dos três segmentos universitários, ou seja, estudantes, professores e servidores do nosso campus, através da promoção de uma gestão participativa”, concluiu o professor.
Colégio Agrícola
Já para o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), a “Chapa 1” defende uma gestão focada em seis pilares básicos. São eles: as melhorias administrativa, financeira, pedagógica, de estrutura, e o investimento na área esportiva e o desenvolvimento de ações humanas que priorizem a participação efetiva da comunidade nas ações acadêmicas.
“Esse é um dos colégios mais tradicionais do país, com 80 anos de fundação e mais de 600 alunos, no entanto, precisamos urgentemente de melhorias significativas de gestão. Caso sejamos eleitos, vamos promover uma ampla reforma administrativa, modificar o nosso regimento interno e investir pesado na melhoria da atual estrutura”, comentou o professor Cleber Brito.
São disponibilizados no Campus III da UFPB cursos técnicos e de graduação nas áreas de aquicultura, agroindústria e agropecuária, administração – com habilitações em administração de cooperativas e administração de agroindústria -, licenciatura em ciências agrárias e pedagogia.
Perfil dos candidatos
Confira o perfil profissional de cada um dos candidatos que compõem a “Chapa 1”
Diretor do CCHSA: Marcos Barros de Medeiros – professor e coordenador do curso de graduação em Ciências Agrárias pela UFPB Virtual. É graduado em ciências agrárias pela UFPB e tem doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP)
Vice-diretor do CCHSA: Carlos Roberto Marinho da Silva Filho – professor e sub-chefe do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial do Campus III. É graduado em Engenharia de Alimentos e possui doutorado na mesma área, ambos pela UFPB.
Diretor do CAVN: Cleber Brito Sousa – Professor do CAVN. É Engenheiro Agrícola e possui doutorado em recursos naturais.
Vice-diretor do CAVN: Edson Lindolfo – É técnico administrativo, graduado em Ciências Agrárias e possui doutorado em Zootecnia, todos pela Universidade Federal de Lavras.
Assessoria de Imprensa
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025





