João Pessoa, 22 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Magistrado, colaborador do Diário de Pernambuco, leitor semiótico, vivendo num mundo de discos, livros e livre pensar. E-mail: [email protected]

Os clichês nosso de cada dia

Comentários: 0
publicado em 22/04/2021 às 06h54
SÃO PAULO / 20/05/2014 / CADERNO 2 / O escritor e cronista do Caderno 2 Humberto Werneck, que está lançando 'Sonhos Rebobinados' (Arquipélago). FOTO Lilo Clareto

Em uma crônica intitulada “Lugares-comuns”, escrita pelo poeta Francisco Gil Messias e publicada em jornal desta capital, ele fala da surpresa que teve ao encontrar o livro “O pai dos burros”, de Humberto Werneck, um dicionário de lugares-comuns e frases feitas. Confesso que eu também fiquei surpreso quando vi esse livro.
Nunca tinha lido um livro que compilasse de A a Z as frases desgastadas pelo uso excessivo, porque como disse Gil Messias “quem escreve, mesmo que modestamente, sabe que é praticamente impossível deixar de usar, aqui e acolá, um lugar-comum”. Pura verdade. E Werneck consola o leitor quando diz que “Não se ofenda nem se avexe se encontrar aqui alguma ou muitas de suas expressões prediletas”. Pois bem, a partir do próximo parágrafo só usarei lugares-comuns.
Tenho absoluta convicção de que coração de mãe não se engana. Concordo em gênero, número e grau. Afinal de contas, pretendo começar com o pé direito. No limiar de um novo ano pode-se fazer de um limão uma limonada. Por isso que eu digo com todas as letras: o preço da liberdade é a eterna vigilância.
Dizem as más-línguas que o político dança conforme a música, caso contrário poderá cair no ostracismo. No frigir dos ovos, à noite todos os gatos são pardos e se come o pão que o diabo amassou. Tem-se que ficar com a pulga atrás da orelha e pôr os pingos nos is, nem tanto ao céu, nem tanto à terra.
Tenho a firme convicção que a corda arrebenta no lado mais fraco. Por isso evito bagunçar o coreto e me manter manso como um cordeiro, com um sorriso de orelha a orelha e nunca pôr todos os ovos na mesma cesta. Assim, se obtêm resultados significativos.
Amável leitor, espero que esta crônica não entre por um ouvido e saia por outro.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas