João Pessoa, 15 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

João Medeiros é pediatra e presidente da Academia Paraibana de Medicina. E-mail: [email protected]

Novos tempos

Comentários: 0
publicado em 15/04/2021 às 07h24

Após mais de quatro décadas de atendimento pediátrico ininterrupto à rua Odon Bezerra, em Tambiá, resolvi transferir meu consultório para o Green Tower, o novo edifício localizado à Avenida Rui Carneiro, onde já se encontra instalado o badalado restaurante Nui 360.
Movido pelas circunstâncias, e seguindo uma tendência natural, visando a oferecer mais comodidade, segurança e facilidade de acesso aos queridos clientes, tomei essa iniciativa . Confesso que não foi uma decisão fácil: nesse momento assolam-me sentimentos ambivalentes de satisfação e nostalgia, impregnada pelo inevitável saudosismo.
Nasci e me criei naquele logradouro, numa residência exatamente em frente ao consultório, hoje, um anexo do Tambiá Shopping.Nessa hora, perpassam-me na mente reminiscências da infância, da vizinhança amiga, das brincadeiras bem mais saudáveis, do tráfego tranquilo ,em mão dupla, do cotidiano sem violência, sem drogas, sem pandemias.
Lá me instalei exatamente no dia 26 de março de 1980, movido pelo entusiasmo e pela garra de um jovem médico egresso de longa pós-graduação em outras plagas.
Nesses 41 anos tive a felicidade de constituir uma sólida clientela, sempre procurando manter uma relação médico-paciente de muito respeito, reciprocidade, responsabilidade e empatia. Esforcei-me para dar o melhor de mim e, sem falsa modéstia, tenho a convicção de que não os decepcionei.
Acompanhar o desenvolvimento da criança, com todas as nuances e os encantos inerentes à faixa etária representa uma das experiências mais fantásticas do dia a dia do Pediatra. Resgatar a saúde de uma criancinha moribunda, gravemente enferma constitui um momento mágico – impagável, eu diria -. o mais gratificante do exercício profissional: opus divinum est.
Os reveses e adversidades fazem parte do cotidiano do médico, mas não conseguem, decerto, arrefecer o ânimo e obscurecer suas conquistas no exercício de seu nobre mister.
A vida é muito dinâmica e não podemos nos curvar aos desafios dos grandes avanços; pelo contrário, precisamos sim enfrentá-los, mantendo a atualização diuturna do conhecimento científico e das tecnologias, preservando, por outro lado os valores morais, éticos e o respeito à vida e à dignidade humanas.
Imbuído desse espírito e entusiasmo, mesmo sob o peso dos anos vividos, parti para uma nova etapa de minha jornada no firme propósito de continuar cuidando das criancinhas, oferecendo o melhor do meu potencial, até quando o Criador assim o permitir.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também