João Pessoa, 28 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA TERÇA-FEIRA

CG inicia vacinação de idosos de 80 a 89 anos

Comentários: 0
publicado em 28/02/2021 às 11h46
atualizado em 28/02/2021 às 13h12

A Secretaria de Saúde de Campina Grande estabeleceu a estratégia para vacinar os idosos de 80 a 89 anos na próxima semana. O planejamento foi definido com o Comitê Municipal de Imunização. A vacina será ofertada em larga escala para idosos de 85 a 89 anos e para públicos específicos de idosos de 80 a 84. A Secretaria de Saúde também vai imunizar os idosos de instituições de longa permanência que ainda não receberam a vacina.

Drive-thru – Na terça-feira, dia 2, será realizada a vacinação no sistema drive-thru para idosos de 85 a 89 anos. Na quarta, dia 3, o drive-thru será voltado para idosos de 80 a 84 anos de idade. Para cada dia foram destinadas 800 vagas e os interessados devem fazer o agendamento pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. As ações de drive-thru acontecem no estacionamento do Clube Campestre, das 8h às 16h, e apenas as pessoas que fizeram o agendamento serão atendidas.

Pontos fixos – Na quarta-feira também serão abertos mais de 30 pontos fixos de vacinação, que serão destinados exclusivamente para pessoas de 85 a 89 anos. Para receber a vacina nestes postos não precisa fazer agendamento, basta procurar o local levando documento de identificação pessoal oficial e cartão do SUS.

Os pontos fixos serão reservados para a faixa etária de 85 a 89. Para este público, a Secretaria Estadual de Saúde enviou 3.160 doses, que é suficiente para imunizar todas as pessoas nessa faixa de idade do município. Por isso, além da vacinação no modelo drive-thru, a vacina também será ofertada para estes idosos em pontos descentralizados.

Ou seja, nos 31 postos montados nas escolas e nas unidades de saúde não serão vacinados os idosos de 80 a 84 anos. Essa medida foi tomada porque o quantitativo de doses enviado para este público é suficiente para imunizar apenas 26% dessas pessoas. São mais de 5 mil idosos de 80 a 84 anos e foram enviadas apenas 1.660 doses para este público.

Dessa forma, serão ofertadas as 800 vacinas no drive-thru e o restante será aplicado nas casas dos idosos acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde que têm dificuldade de locomoção. “Estamos tendo esse cuidado de escalonar a vacina dos idosos de 80 a 84 anos porque não tem doses para todos, por enquanto”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Casas de permanência – Durante esta próxima semana também serão imunizados os idosos das casas de longa permanência que ainda não receberam a vacina. Em Campina Grande são 17 instituições, mas apenas 3 têm cadastro junto ao Ministério da Saúde e, por isso, o município recebeu inicialmente apenas 160 doses para este público, mesmo tendo 467 pessoas idosas vivendo em abrigos. Agora, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a vacinação dessas pessoas.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO:

Idoso de 85 a 89 anos de idade

2 de março – Drive-thru (Agendamento no site)

3 de março – 31 pontos de vacinação (Não precisa de agendamento)

Idosos de 80 a 84 anos de idade

3 de março – Drive-thru (Agendamento no site)

4 a 12 de março – Vacinação exclusiva dos idosos com dificuldade de locomoção nas residências (Não precisa de agendamento)

Pontos fixos de vacinação para idosos de 85 a 89 anos no dia 3 de março:

Escola Municipal Doutor Assis Chateaubriand

Complexo Plínio Lemos

Escola Municipal Liliosa Barreto

Escola Municipal José Tavares

Escola Municipal Manoel F. Mota

Escola Municipal Professora Francisca Zena

Creche Municipal Isabele Barbosa

Escola Municipal Epitácio Pessoa

Escola Municipal Willian Souza Arruda

Creche Municipal Carla Medeiros

Creche Municipal Maria Ceci

Escola Municipal Maria das Vitórias

Escola Municipal Pedro Guilhermino

Escola Municipal Estelita Cruz

Escola Municipal Antônio Mariz (CEAI)

Escola Municipal Apolônia Amorim

Escola Municipal Melo Leitão

Escola Municipal José Guilhermino

Escola Estadual Raul Córdola

UBS Saíde Benjamim Barbosa

Escola Municipal Lafaiete Cavalcante

Policlínica Luzia Dantas (Malvinas)

Escola Municipal Tiradentes

CEAI Municipal

UBS Estreito

UBS Paus Brancos

Escola Municipal São Clemente

Clube de Mães de São José da Mata

Escola Municipal Maria Salomé

UBS Odete Leandro (UEPB)

Escola Municipal Luís Gil

MaisPB

Leia Também