João Pessoa, 09 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nascido nas ruas das grandes cidades, o grafite tornou-se uma das mais importantes manifestações culturais urbanas, a partir da segunda metade do século XX. Feito através de intervenções em paredes e muros. Mesmo sendo uma das formas mais conhecidas de intervenção urbana, já que os seus suportes são todo e qualquer elemento arquitetônico de concreto tais como muros, paredes, viadutos, túneis, fachadas etc, o grafite ainda é visto com preconceito por boa parte da sociedade.
Uma iniciativa para tentar modificar a maneira como as pessoas enxergam o grafite é o “Concurso Arte e Energia na Subestação”, promovido graças a uma parceria entre a Cufa (Central Única das Favelas) e a Energisa. Com o intuito divulgar a cultura do grafite, nesta sexta-feira (9), às 14h, no final da Avenida Epitácio Pessoa, um dos maiores artistas da área no Estado, Giga Brown, fará um outdoor grafitado, em tempo real.
As inscrições para o prêmio, que obteve uma grande procura, já foram encerradas e os trabalhos que cobrirão os mais de 500m² de muros das subestações que a empresa possui na Paraíba, estão sendo selecionados. Até a próxima semana serão divulgados os trabalhos escolhidos, bem como o calendário de execução das obras. O objetivo do concurso é substituir a pichação, das quais os muros das subestações da Energisa são alvos constantes, pelo grafite. “A intenção é chamar atenção e fazer algo belo, substituir a sujeira pela arte”, explica a assessora de Comunicação e Marketing da Energisa, Marina Rievers.
A ideia de escolher o grafite como a manifestação artística ideal para substituir as pichações aconteceu por vários motivos. Marina explica que o grafite é uma arte urbana e adequada aos equipamentos dispostos pela Energisa (no caso os muros). Além disso, os painéis poderiam servir com um eficiente canal para campanhas educativas, por isso os temas abordados nos trabalhos inscritos precisavam ser voltados à educação ambiental. “Dentro do tema da sustentabilidade, podemos dar destaque à reciclagem, algo que estimulamos através do projeto Conta Cidadã, e reciclar é economizar energia”, declara.
Divulgação – A atividade desta sexta-feira visa chamar a atenção das pessoas para uma manifestação artística, que muitas vezes é associada à marginalidade e apresentá-la como uma forma autêntica de arte a um público que, em geral, desconhece a importância do grafite enquanto uma importante linguagem artística. “A ideia dessa ação é entrar no mundo desses artistas e incluir a arte no cotidiano das pessoas”, explica o redator publicitário da agência de publicidade Sin Comunicação, Masao Yogi, responsável pela campanha de promoção do concurso. Toda a ação será filmada.
Masao explica ainda que este foi um dos maiores concursos da Paraíba, dedicado exclusivamente ao grafite. Este ano, o mote do concurso é a “A Arte das Ruas é Reciclar”. Por isso, trabalhos inscritos deveriam abordar temas relacionados à reciclagem, como por exemplo, a coleta seletiva.
Após a seleção dos trabalhos escolhidos serão realizados doze mutirões para executar o grafite em subestações de João Pessoa e Campina Grande, onde os trabalhos vão colorir os muros. Os autores dos trabalhos selecionados também receberão uma premiação em dinheiro.
Assessoria de Imprensa
NA CÂMARA - 02/10/2025