João Pessoa, 16 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APÓS CAOS EM MANAUS

“Paraíba não corre risco de ficar sem oxigênio”, assegura secretário

Comentários: 0
publicado em 16/01/2021 às 07h59
atualizado em 16/01/2021 às 09h27
Governo Federal encaminha oxigênio ao Amazonas (Foto: Herick Pereira/ Secom)

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami assegurou, nesta sexta-feira (15), que o Estado não corre risco de ficar sem oxigênio para atender pacientes internos semelhante ao que ocorre em Manaus.

Ao Programa Hora H, Daniel Beltrami explicou que o sistema de abastecimento de oxigênio na Paraíba é diferente do existente na Capital do Amazonas. Enquanto lá se faz uso de cilindros, aqui no Estado, o oxigênio vem direto de usinas ou de tanques grandes que dão uma autonomia muito maior no uso do gás.

Ainda de acordo com Beltrami, o mesmo ocorre em outras Capitais nordestinas o que pode garantir oxigênio suficiente para atender os paciente com covid-19 ou outros problemas de saúde que necessitam de respiradores.

“Na Paraíba por sua vez respeita essa lógica de usinas e de grandes tanques de oxigênio que por suas vez garante autonomia e resposta para os 33 hospitais paraibanos, além disso, pro centro da covid-19 que são algo em torno de 18 em todo o Estado. Essa situação deixa a Paraíba com uma capacidade de resposta e reservas. A secretária já  entrou em contato com as plantas industriais de oxigênio e gases medicinais no entorno, checando as condições e capacidade das plantas e isso faz parte do plano de contingência deste dos primeiros momentos”, afirmou.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também