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2011

Sesquicentenário obtém melhor média da rede estadual no Enem

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publicado em 23/11/2012 às 19h11

 O Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa, foi a escola estadual paraibana mais bem colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média de 524,11 pontos, ficando na 61ª colocação no ranking nacional. A segunda melhor média foi alcançada pela Escola Estadual João Roberto Borges de Souza, também de João Pessoa, com 502,9 pontos. A Escola Estadual Napoleão Abdon da Nóbrega, de São Mamede, e as escolas Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz e Dr. Elpídio de Almeida, ambas de Campina Grande, completam as cinco escolas estaduais melhores colocadas no exame.

Para a secretária interina de Estado da Educação, Márcia Lucena, o resultado do Enem 2011 reflete a situação da Educação da Paraíba encontrada pelo governo ao assumir o Estado. “O que está sendo revelado neste Enem foi uma situação detectada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) no primeiro semestre de 2011 e justamente por meio do plano de gestão Paraíba Faz Educação estamos enfrentando essa situação e aprofundando nossos esforços para mudar esse panorama em 2012 e ainda mais em 2013”, analisou a secretária.

A SEE vem investindo em ações pedagógicas, recursos humanos e aquisições para mudar a realidade da Educação no Estado. “Este ano estamos investindo nas escolas mais de R$ 200 milhões, com recursos próprios, em equipamentos, ações pedagógicas e instrumentos que vão, justamente, facilitar essa mudança, com base num grande planejamento, incluindo a reforma e ampliação de aproximadamente 300 unidades de ensino”, informou Márcia Lucena.

A secretária interina lembrou que em 2011, ao assumir a Secretaria Executiva da Educação da Paraíba, percorreu as escolas do Estado. “No primeiro semestre de 2011 iniciamos o projeto ‘Caminhos da Gestão Participativa’ fazendo um amplo diagnóstico da Educação no Estado. Dentre as ações que foram verificadas neste diagnóstico estava a precariedade da situação física das escolas, que retratava o descaso de muitos anos com a Educação, assim como a falta de diálogo com os profissionais da Educação, com os estudantes e também o enfraquecimento pedagógico e o desinteresse de todos que estavam envolvidos na escola”, contou a secretária.

Após o mês de julho de 2011, ao completar a ação de diagnóstico, a SEE reuniu seus técnicos pedagógicos e administrativos para, com base nos elementos encontrados, traçar o Plano de Governo “Paraíba Faz Educação”, que é o modelo pensado para a gestão da Educação no Estado da Paraíba. “Esse plano de gestão contempla ações que vão desde a estruturação das escolas e das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), como os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, que destacam os bons trabalhos desenvolvidos dentro das escolas e da gestão das escolas, fortalecendo, destacando e estimulando o trabalho desenvolvido pelos técnicos, professores e gestores escolares”, afirmou Márcia Lucena.

Entre as ações do plano “Paraíba Faz Educação”, ela destacou o projeto pedagógico “Primeiros Saberes da Infância”, que reforça a alfabetização na idade certa. “O MEC lançou um projeto este ano, por meio do Pacto para a Educação na Idade Certa, mas nós já vínhamos trabalhando nesse sentido desde 2011 com esse programa, tratando no lugar certo o Ensino Médio do futuro”, afirmou Márcia Lucena, enfatizando ainda o programa “Revisitando os Saberes”, destinado a alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, aumentando o cuidado da alfabetização nas áreas de Português e Matemática. Outros projetos também estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Cultura e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Corpo docente – Outro destaque do plano “Paraíba Faz Educação” é a oferta de capacitação aos professores da rede estadual de ensino. “Estamos este ano com as inscrições abertas para a especialização em ‘Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares’ para os professores da rede estadual de ensino, assim como fizemos no ano passado com a Formação Continuada”, lembrou a secretária Márcia Lucena.

Outro ponto destacado foi a realização dos concursos públicos. “Os concursos públicos, do ano passado e deste ano, visam dar uma estrutura e fortalecer a rede estadual, dignificando a entrada do profissional”, disse Márcia Lucena, afirmando que todas estas ações objetivam reverter a situação encontrada na Educação da Paraíba no primeiro semestre de 2011.

Em 2013 os 4.230 professores efetivos do Ensino Médio receberão tablets, no valor de R$ 1.179.747,00, com recurso do Ministério da Educação (MEC). Para os professores não efetivos, o Governo do Estado está adquirindo mais 10 mil tablets, investindo recursos próprios no valor de R$ 5 milhões.

ProEMI – O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), implantado este ano em 27 escolas, promove educação integral para os alunos do Ensino Médio e objetiva apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. Nesse programa o aluno fica nas escolas das 7h às 16h30.

Participaram do Enem 2011 na Paraíba 205 escolas nas redes estadual, federal, municipal e privada, sendo 90 escolas da rede estadual. No Brasil 10.076 escolas participaram no total.


Secom PB

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