João Pessoa, 10 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Terminou neste domingo (9) a Assembleia Anual e o 3º Encontro de Supervisores da Associação de Agências de Turismo Operadoras de Eventos (Eventpool), em João Pessoa. Durante três dias, o evento reuniu agentes de turismo e supervisores associados de 17 Estados, no hotel Nord Blue Sunset, da Rede Nord. Na ocasião, foi realizado o lançamento da Revista de Eventos, Turismo e Negócios Eventpool News, que na sua primeira edição homenageou a capital João Pessoa com a matéria de capa.
O evento foi organizado pela Empresa Apoiotur em parceria com o João Pessoa Convention & Visitors Bureau, Rede Nord de hotéis e Luck Receptivo. Durante o encontro, foi debatida a ampliação das vendas de pacotes do “Destino Paraíba”. Na pauta, estiveram eventos como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo que será realizada no ano de 2014.
“A partir deste evento as agências passarão a olhar a Paraíba de forma diferente. Este Estado tem muito a ganhar com o turismo de eventos, pois, as possibilidades de crescimento são grandes. Basta ver que a capital João Pessoa é próxima de quatro sedes da Copa do Mundo [Natal, Recife, Fortaleza e Salvador]”, comentou o presidente da Eventpool, Paulo Renato Fonseca Júnior.
A presidente do João Pessoa Convention & Visitors Bureau, Elízia Lopes, ressaltou o fortalecimento do turismo da Paraíba com a realização do Encontro da Eventpool. “Este é um tipo de evento bastante disputado entre todos os conventions. A partir deste primeiro contato, em que pessoas chaves do turismo de eventos vieram à Paraíba conhecer o nosso potencial, tenho certeza que as ações de divulgação e os canais de distribuição do nosso destino serão ampliados”, frisou.
PBTur destaca o fortalecimento do turismo de evento
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, era uma das autoridades mais entusiasmadas com a realização do Encontro da Eventpool, em João Pessoa. “A realização deste tipo de evento que atrai profissionais que lidam com a promoção de eventos e divulgação de destinos é de fundamental importância para qualquer Estado, principalmente, para um destino que está começando a despontar no cenário nacional como é a Paraíba e, em especial, João Pessoa”, afirmou.
Ainda segundo Ruth, o Eventpool é formado por profissionais capacitados, que buscam resultados e mantém o foco nas vendas de pacotes turísticos. “Isso vai agregar valor ao nosso destino, pois, ele passará a ser divulgado também no âmbito da realização de eventos. Acho fantástico e parabenizo a Rede Nord por acolher o evento. É disso que nós precisamos, pois, só com parcerias é que conseguiremos crescer mais”, disse.
Parceria com a Rede Nord de hotéis
O diretor geral da Rede Nord de hotéis, em João Pessoa, Daniel Rodrigues, também elogiou a iniciativa do Convention Bureau e da Apoiotur em trazer para João Pessoa a realização deste encontro. “A intenção da Rede Nord é contribuir para o fortalecimento da comercialização dos pacotes para a nossa Capital. Nossos hotéis estarão sempre de prontidão para apoiar qualquer evento da natureza em nossa terra”, comentou.
Revista Eventpool News
Na última sexta-feira (9) – primeiro dia do encontro – aconteceu o lançamento da Revista de Eventos, Turismo e Negócios Eventpool News – “Rumo à excelência em logística de eventos”. Dirigida a profissionais e dirigentes do setor (Conventions & Visitors Bureaus, organizadores e promotores de Eventos, centros de Feiras e exposições e trade oficial de turismo) a revista traz na capa a foto de João Pessoa e tem como destaque mais de 74 eventos agendados pela rede associada até 2014, onde se inclui a ‘Copa das Confederações’, a ‘Jornada Mundial da Juventude’ e a ‘Copa do Mundo de 2014’. E ainda entrevistas com lideranças do trade.
A Revista Eventpool News veio para substituir o antigo informativo do Eventpool, editado em 39 edições durante 12 anos ininterruptos. De acordo com o editor da revista, Ivan Carneiro Gomes, o novo periódico também veio para agregar valor a todos os parceiros que trabalham diretamente com o turismo de eventos, a exemplo, dos Conventions & Visitors Bureaus, organizadores e promotores de eventos, centros de feiras e exposições e trade oficial.
“O setor de eventos cresceu bastante nos últimos anos e nós já conseguimos mobilizar cerca de 100 mil participantes diretos em mais de 75 eventos agendados até 2014. Isso gera um capital humano e de renda extremamente importante para o Brasil. E no momento, em que o país realiza uma Copa do Mundo, Copa das Confederações, entre outros eventos de grande porte, a revista vem para agregar valor e somar a essas vendas”, comenta.
Assessoria de Imprensa
DIZ MP - 06/10/2025