João Pessoa, 15 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIGITAL

Durval Ferreira diz que TV vai fortalecer participação popular

Comentários: 0
publicado em 15/12/2012 ás 11h30

A Câmara Municipal de João Pessoa investe em tecnologia e já está na era digital. Com a intenção de deixar a atividade parlamentar muito mais transparente e a população mais informada, o Poder Legislativo Municipal inaugurou, em solenidade bastante prestigiada, nesta sexta-feira (14), sua TV Aberta Digital, Canal 61.2, e lançou, ao mesmo tempo, o projeto de interatividade digital, pelo Canal 61.3. Os vereadores, que marcaram presença no evento, comemoraram e exaltaram, com entusiasmo, a implantação do projeto como instrumento de modernização e fortalecimento da imagem da instituição.

Membros do Poder Judiciário, políticos, intelectuais e representantes da classe civil organizada também compareceram a solenidade. Eles parabenizaram o presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), pela iniciativa e destacaram a importância da TV aberta, tanto digital quanto analógica, no sentido de democratização do acesso das informações e na ampliação do alcance de um maior números telespectadores.

A TV analógica já estava no ar, pelo Canal 52, em caráter experimental, mostrando as programações da Câmara dos Vereadores e da Câmara Federal. Já a transmissão digital foi inaugurada nesta sexta e engloba, ainda, o Canal 61.1, que transmite a programação da TV Brasil. O sistema digital é idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e conta com o apoio das Universidades Federal da Paraíba (UFPB), Católica de Brasília e de Santa Catarina, além de ministérios e indústrias. As transmissões continuam também pelo Canal 23 (NET), da TV fechada.

O presidente Durval Ferreira, em seu pronunciamento, declarou que a TV Câmara Aberta Analógica e Digital são ações que vem coroar uma séria de medidas tomadas para ampliar a transparência e a participação popular nas atividades do Legislativo. Segundo ele, a partir de agora, um maior número de cidadãos e cidadãs vão poder acompanhar de suas residências o dia a dia da Casa, o trabalho realizado pelos seus representantes. “Não tenho dúvidas de que essa é uma ação que aproximar ainda mais representantes e representados, e ampliar a participação da população na defesa dos assuntos de seu interesse”, acrescenta.

Durval destaca que a inauguração do projeto é uma ação pioneira na Paraíba e no Nordeste. “E terá um grande alcance social ao atingir um maior número maior de telespectadores”, reforça. Ele comenta que nos últimos anos a atual mesa diretora, com apoio de todos os vereadores e dos servidores da Casa, não mediu esforços para deixar o Poder Legislativo Municipal com uma imagem de credibilidade junto à sociedade pessoese. Por fim, o presidente destaca que, além da transmissão das sessões ordinárias, solenes, audiências públicas e reuniões das Comissões Permanentes da Casa, a TV aberta terá a missão de oferecer também aos telespectadores conteúdo com informações que possam contribuir para que se construa uma cidade cada vez melhor, com mais qualidade de vida.

O Canal digital 61.3 vai trazer, em sua programação, vídeos interativos que serão assistidos, inicialmente, por cem famílias beneficiárias do Bolsa Família. Elas vão poder acessar a programação interativa em casa, nas suas próprias TVs.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, considera o projeto uma experiência inédita. Ele explica que o processo analógico vive um momento de mudança para o sistema digital. “Está sendo criada e gerada, com isso, várias oportunidades. Nós estamos construindo um projeto piloto e mudando a vida das pessoas”, afirma. Segundo ele, com a TV digital interativa, as famílias passam a ter acesso aos recursos de interatividade digital que é, na verdade, um grande espaço de dialogo entre o Poder Público e a Cidadania.

“A TV digital está hoje trazendo para o mundo das televisão ferramentas e mecanismos para que as pessoas possam interagir mais”, ressalta. Nelson informa que essas famílias poderão interagir e buscar informações sobre serviços diferenciados, como marcar consultas, saber de um diagnóstico e de programas sócias. Ele diz que, com o apoio do Banco Mundial, será possível fazer um estudo de impacto econômica, das condições de vida, do conhecimento intelectual e saber se essas pessoas, que participam da interatividade, conseguem ter acesso aos bens públicos.

Com relação a TV aberta, o presidente da EBC avaliou que as instituições, assim como as pessoas, têm o direito a liberdade de expressão e de ter veículos de comunicação sem filtros para saber o que está, realmente, acontecendo. “Há uma diferença entre os veículos institucionais e os veículos públicos.

Cada uma das cem famílias vai receber uma antena para facilitar a transmissão digital e o equipamento para receber o sistema interativo. Além de Durval, a mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da EBC, Nelson Breve, pela jornalista Madrelena Gondim (da TV UFPB), pelo jornalista Fernando Caldeira, assessor da magnífica reitora Margarete Diniz, pelo secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, Antônio Jâcome, pela superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda S. Figueiredo, e pelo gerente geral Agência Setor Público de João Pessoa do Banco do Brasil, Marcelo Gondim.

Assessoria 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x