João Pessoa, 17 de setembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

(Cor)Respondendo a leitores e leitoras

Comentários: 0
publicado em 17/09/2020 às 07h59

Estamos vivendo um tempo de tanta intolerância entre os diversos segmentos sociais que temos de medir cada palavra emitida, a fim de que não seja interpretada como discriminatória. Em outros tempos bastaria dizer “aos leitores” para ser compreendido que os destinatários seriam os  dois  gêneros. Mas, agora, nestes tempos atuais, somos levados até a enfear a língua portuguesa – e temos de assistir, de vez em quando, ou por políticos ou mestres de cerimônias, saudações do   tipo “a todos e a todas”.

Por isto, nestes esclarecimentos, no título dissemos “leitores e leitoras” em vez de simplesmente “leitores” como palavra representativa, aqui, dos dois gêneros. Prontificamo-nos, entretanto, nos artigos subsequentes não mais fazer “ladainhas” assim!

Reportemo-nos, pois, especificamente, a três leitores que enviaram seus pontos de vista sobre o que escrevêramos quanto a Paraíba interiorizar sua respectiva capital, também sugerindo que a cidade bem mais adequada para receber a estrutura para tal seria Taperoá:

– Anderson Freire entendeu que estaríos sugerindo “capitais itinerantes”. Lúcia Gasner ponderou que “Campina Grande tem todos os requisitos necessários para ser a capital”. E Adriano De Campos asseverou que “a centralização geográfica   da capital deveria ser seguida por todos os estados, evitando o inchaço já prevalecente na maioria das capitais que, só por estarem situadas no litoral, contam com recursos de atratividade turística que, por si, puxam o desenvolvimento econômico e,  além disso, as decisões do governo ficariam mais próximas do esquecido interior”.

A seguir, as palavras são nossas, não mais dos leitores: – não houve, em nossos artigos sobre a interiorização da capital, sugestão para termos capitais itinerantes. A sugestão foi no  sentido de que a capital passasse a ser uma cidade bem no  centro  geográfico  da Paraíba e a que mais reúne condições nesse sentido é exatamente Taperoá. Dissemos também que certa vez, sobre este assunto, em entrevista na TV Master o comunicador/apresentador Padre Albení questionou “por que não em Patos?!…”. Respondêramos que Patos já se mostra urbanisticamente com muita dificuldade para nela “construir-se” uma cidade/capital e que o território patoense é menor  que o de Taperoá, enquanto sua população já é quase 10 vezes a daquela. Ou seja: Taperoá apresenta-se bem adaptável a que na Paraíba fosse construída uma capital bem no interior do Estado, assim como Brasília o é em relação  ao Brasil.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas