João Pessoa, 14 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Em partida eletrizante, o Botafogo-PB quebrou um tabu que vinha desde 2007 e venceu o Treze no estádio Amigão, em Campina Grande e agora lidera isoladamente o Campeonato Paraibano Chevrolet 2013.
O Galo abriu o placar logo nos primeiro lance de jogo. Daniel Costa cruzou da direita. A bola atravessou toda a área, o goleiro Genivaldo saiu mal e o Mazinho escorou de cabeça para os fundos da redes, fazendo a festa da torcida galista.
Passado o susto inicial, o Belo tentou reagir com Edgard, que após boa troca de passes com Doda tocou na saída do goleiro Beto, do Treze, que operou um milagre e evitou o empate botafoguense. Mas de tanto pressionar, o tricolor da capital conseguiu empatar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Thuram tocou para Warley, que apenas desviou a bola, marcando seu primeiro gol com a camisa do Botafogo-PB logo no palco que o consagrou na Paraíba, o estádio Amigão, em Campina Grande.
O jogo seguiu no primeiro tempo com as duas equipes priorizando a posse de bola, trocando passes em sua defesa até encontrar um espaço para atacar o adversário. E foi assim até o final da primeira etapa, que acabou empatada em 1 a 1.
Segundo Tempo – Se o primeiro tempo foi movimentado, no segundo passou um furacão no estádio Ernany Sátiro. No primeiro lance, Ferreira cobrou falta pelo lado esquerdo, e o zagueiro André Lima desviou para as redes do goleiro Beto, virando o placar para a equipe pessoense.
A resposta galista não tardou. Aos 9 minutos Fernando Russi empatou novamente a partida após cruzamento desviado por Thiago Chulapa, o atacante, que havia entrado no intervalo do jogo, cabeceou para marcar em sua estreia pelo Galo da Borborema.
E não dava tempo de respirar no Amigão. Logo aos 16 minutos Warley recebeu cruzamento de Ferreira, dominou a bola, limpou a zaga e escorou para o gol, marcando seu segundo tento na partida.
Com a desvantagem no placar, o treinador do Galo, Sérgio Cosme, colocou o time para frente e substituiu o volante Daniel Costa pelo atacante Alan Borges. Mas a mudança não surtiu muito efeito, já que bastante nervoso, o alvinegro de Campina Grande errava vários passes e esbarrava no goleiro Genivaldo fazendo jus ao apelido de Paredão, se recuperando de várias falhas em saídas de bola durante a partida.
No finzinho da partida, aos 44 minutos, Doda completou a trinca de ex-trezeanos e praticamente definiu a partida. Após troca de passes entre Fábio Neves e Warley, W9 deixou o camisa 10 do Belo sem goleiro para apenas empurrar a bola para o fundo dos barbantes. 4 a 2 para o Tricolor da Maravilha do Contorno.
Como não podia deixar de ser, o Treze colocou fogo na partida nos 6 minutos de acréscimos dados por Adalberto Moésia. Fernando Russi marcou um golaço aos 47, tocando a bola com categoria por cima do goleiro do Belo. O Galo tentou pressionar o Bota até o final, mas não conseguiu o empate.
Com a vitória, o Botafogo-PB quebra um tabu e volta a vencer o Treze no Amigão, fato que não ocorria desde 2007, e fica na liderança isolada do Paraibano com 9 pontos ganhos. Já o Treze permanece com 6, na vice liderança.
Voz da Torcida
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/01/2026





