João Pessoa, 18 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Justiça Federal condenou o senador Ivo Cassol (PP-RO) por improbidade administrativa. Além do pagamento de multa, amargou a suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Como se trata de decisão da primeira instância do Judiciário, cabe recurso. Ou seja: a sentença não será executada tão cedo.
Deve-se a condenação a uma denúncia do Ministério Público Federal. Candidato a governador de Rondônia na eleição de 2006, Cassol foi acusado de comprar votos para si e para políticos do seu grupo. Processado pelo crime eleitoral, Cassol envolveu-se noutra ilegalidade.
Eleito governador, Cassol foi denunciado pela Procuradoria da República sob a acusação de ordenar ameaças a testemunhas que depuseram contra ele no caso da compra de votos. Como fez isso usando o aparato de segurança do Estado, enquadraram-no no crime de improbidade administrativa.
Foi nesse processo que Cassol acaba de ser condenado, junto com outros réus. Entre as provas que fundamentaram a sentença há coisas pesadas. Desde o uso de agentes públicos para adulterar inquéritos até tiros disparados contra a casa da mãe de uma testemunha. Segundo a Procuradoria, tudo sob ordens de Cassol, hoje um nobre senador da República. Que, naturalmente, nega tudo.
Blog do Josias
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/01/2026





