João Pessoa, 12 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
retomada econômica

“Plano muito focado na segurança”, avalia Galdino

Comentários: 0
publicado em 12/06/2020 ás 11h56
atualizado em 12/06/2020 ás 16h14
Adriano Galdino (Foto: divulgação/ALPB)

O governador João Azevêdo (Cidadania) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (12), com representantes dos Poderes para apresentar a matriz de orientação para retomada gradual da economia em todos os municípios paraibanos.

Ao Portal MaisPB, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB), avaliou a proposta como positiva.

“O governador expôs o plano de retomada, que é muito focado na segurança. Os poderes tiveram a oportunidade de palavras, como também os Ministérios Público Federal e Estadual, as curadorias e promotorias de saúde que tratam diretamente sobre esse tema. Foi um debate produtivo, o governador nos ouviu. Todos nós [representantes de poderes] achamos que o plano foi bem feito e contempla bem”, disse.

Galdino, porém, ponderou sobre a necessidade de adesão dos gestores municipais para o “sucesso” da proposta.

“Para dar certo precisa muito da parceria com as prefeituras. Se não tivera adesão prefeitos, fica só no papel”, pontuou.

Plano de retomada da economia

O governador João Azevêdo vai divulgar nesta sexta feira (12) o detalhamento da matriz de orientação para retomada gradual da economia em todos os municípios paraibanos.

O modelo é orientador e auxiliará os municípios na tomada de decisão para flexibilização, uma vez que indicará em qual fase da retomada está cada município, sinalizando quais tipos de atividades já podem funcionar parcial ou totalmente.

A matriz foi desenvolvida pela Secretaria de Estado Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseada em indicadores, a exemplo da quantidade percentual de novos casos e óbitos, ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

O modelo analisa um período referente a 14 dias, o qual resulta em uma bandeira com cor indicativa sobre quais as atividades que o município poderá flexibilizar.

MaisPB