João Pessoa, 22 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
lockdown

Consórcio do Nordeste recomenda bloqueio total em João Pessoa e Campina

Comentários: 0
publicado em 22/05/2020 às 10h08
atualizado em 22/05/2020 às 09h32
Foto: Governo da Paraíba

O Comitê Científico do Combate ao Novo Coronavírus sugeriu ao governador João Azevêdo (Cidadania) e aos prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa – que engloba ainda os municípios de Cabedelo, Santa Rita, Conde e Bayeux – e de Campina Grande, que seja decretado o isolamento mais rígido, ou seja, o bloqueio total nas cidades, conhecido como lockdown.

O estudo aponta que só esta medida por desacelerar a propagação do vírus, reduzindo a quantidade de leitos ocupados por pacientes acometidos da Covid-19 no estado.

“Neste primeiro momento, o Comitê julga que as condições para o lockdown, já utilizado em diferentes formatos em São Luiz, Fortaleza e na área metropolitana do Recife também já se fazem presentes na área metropolitana de João Pessoa (83-88% de ocupação de leitos de UTI nas últimas 48h) e em Campina Grande (83% de ocupação de leitos de UTI), no estado da Paraíba, nas cidades de Mossoró e Natal, no estado do Rio Grande do Norte e nas cidades de Arapiraca (85-92% dos leitos de enfermaria ocupadas nas últimas 48h) e São Miguel dos Campos (91% dos leitos de enfermaria ocupados) no estado de Alagoas. Salvador, na Bahia, chegou no limite ao atingir 80% dos leitos de UTI ocupados no dia 20 de maio. Esta é uma recomendação científica para os governadores e prefeitos dos estados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não”, aponta o estudo.

Ontem, 21 de maio, a Paraíba registrou 400 novos casos de Covid-19 e 15 óbitos confirmados desde a ultima atualização. São 6.238 paraibanos que já contraíram a doença, 1.997 pessoas que já se recuperaram e 245 morreram.

A ocupação de leitos de UTI adulto em todo o estado é de 76%, se fizermos um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, 92% estão ocupados.

Apenas 44% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social.

Os casos confirmados estão em 161 municípios paraibanos.

MaisPB

Leia Também