João Pessoa, 04 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Começou a valer, nesta segunda-feira (4/2), o novo regime de Previdência para os funcionários públicos que ganham acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de R$ 4,159. As novas regras valem para os servidores nomeados pela administração pública a partir de hoje. Eles passam a ser submentidos ao Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo). O Diário Oficial de União publicou nesta segunda a portaria da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) que aprova a medida.
A partir de agora, o servidor submetido às novas regras deverá contribuir com os mesmos 11% de sua remuneração e escolher o percentual adicional para complementar o valor integral que recebe na ativa, como em fundos de previdência complementar. A União, como patrocinadora da Funpresp, irá contribuir com até 11% do teto da Previdência (cerca de R$ 457) e com até 8% do valor que exceder o teto.
O funcionário público irá receber 100% da rentabilidade líquida do montante que terá sido investido ao longo dos anos. Esse modelo será válido para todos os novos servidores que ganham acima do teto da Previdência, mas a adesão à complementaridade do valor integral é opcional.
Agência Brasil
ESPORTE - 29/10/2025