João Pessoa, 13 de fevereiro de 2013 |   --ºC / --ºC   
  Dólar    -   Euro   
Durante o XV Encontro Para a Consciência Cristã, realizado de 6 a 12 no Parque do Povo, em Campina Grande, o estreante “Simpósio de Ciências Bíblicas”, um dos eventos paralelos, atraiu bons públicos ao Centro Cultural Lourdes Ramalho. O pastor e teólogo, Robson Tavares, ministrou inúmeras palestras falando da tensa relação entre a Bíblia e a ciência.
Para Tavares, a fé cristã, ao contrário do que possam pensar, não é baseada em fatos não prováveis.
– Fé não é um tiro no escuro. Ela enxerga muito bem. O conceito popular de fé é acreditar em qualquer coisa, de forma irracional. Essa fé popular não requer explicação sendo um fim em si mesma. A fé segundo a Bíblia pode ser provada – nós apenas não podemos explicar quais os mecanismos utilizados por Deus -, explicou Robson.
Segundo o pastor, a Bíblia tem, sim, fatos que podem ser facilmente comprovados.
– Mais de quinhentas profecias bíblicas foram cumpridas. Um exemplo delas é a da organização do Estado de Israel, que foi feita cerca de 500 anos antes de Cristo nascer, e que se cumpriu na década de 40, num período pós-guerra -, disse ele.
Robson Tavares afirmou que fé e ciência podem, sim, andar lado a lado. Porque a ciência em estilo amplo significa conhecimento, e em sentido restrito significa um conhecimento onde não só pode ser explicado, mas algo que deve ser demonstrado. Por isso, creio que entre a Bíblia e a ciência existe um grau de proximidade.
  
As Escrituras – segundo explicou Robson Tavares -, apresentam um conjunto de conhecimentos que podem ser provados, bem como um conjunto de crenças que são chamadas de doutrinas: Esse conjunto de conhecimento é sistematizado e coerente. Sabe-se que essas duas correntes não concordam em todo o tempo, mas crer-se que, com equilíbrio, ciência e Bíblia podem andar de mãos dadas.
Todas as palestras ministradas durante o 1º Simpósio Campinense de Ciências Bíblicas foram gravadas em áudio e vídeo. Para reservar a sua, faça o seu pedido no stand da VINACC, no Parque do Povo.
  
Assessoria
 "INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025