João Pessoa, 08 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
No Dia da Mulher

Hospital Laureano aborda os direitos assegurados pela lei da mamografia

Comentários: 0
publicado em 08/03/2013 ás 18h43

Composto na grande maioria por mulheres no seu quadro de funcionários, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou, na manhã de hoje (08), uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ministrada pela médica Juliana Gadelha, do Serviço de Mastologia do Hospital. Durante a palestra, a profissional fez relatos sobre a instituição do dia oito de março, pela ONU, como o Dia Internacional da Mulher e, de maneira motivacional, lembrou das lutas e conquistas da mulher na sociedade brasileira além das leis que garantem seus direitos.

Dentre as várias leis de amparo à mulher, a coordenadora do Serviço de Mastologia do HNL enfatizou a lei de número 11.664/2008, conhecida com a lei da mamografia, que assegura a prevenção, o diagnóstico e o tratamento gratuito dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

“É direito da mulher e dever do Estado promover o acesso à realização de exame citopatológico (no colo uterino) a todas as mulheres que tenham vida sexualmente ativa, independente da idade. A lei também garante a realização do exame mamográfico a todas as mulheres, a partir dos 40 anos de idade”, esclareceu Juliana Gadelha.

Para o diretor do HNL, João Simões, este encontro foi uma forma de homenagear as mulheres em geral prestam serviço ao hospital além de chamar a atenção para seus direitos enquanto mulheres. “São guerreiras que também fazem parte do exército que luta contra o câncer na Paraíba. O Hospital Napoleão Laureano presta essa homenagem a essas grandes mulheres que são essenciais para que continuemos sendo esta instituição reconhecida em todo o Estado”.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é responsável por 22% do surgimento de novos casos a cada ano, o que levou o problema a ser o segundo tipo da doença mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Citando o trabalho do hospital no tratamento do câncer, a médica frisou que o Napoleão Laureano é uma instituição de alta complexidade para tratar o câncer de mama.

Assessoria de Imprensa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x