João Pessoa, 21 de março de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Campina Grande deverá contar com um sistema informatizado para dar mais agilidade ao trabalho na área de saúde. Para isso, a Prefeitura está realizando uma pesquisa com o objetivo de definir qual modelo poderá ser implantado na regulação dos serviços da Atenção Básica no município.
Nesta quarta-feira, 20, o prefeito Romero Rodrigues e a secretária de Saúde, Lúcia Derks, foram conhecer em São Paulo como funciona o SIGA Saúde, software desenvolvido a partir do Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG) e que está sendo utilizado em vários municípios brasileiros.
Além da secretária, a primeira-dama, médica Micheline Rodrigues, e a diretora de planejamento e regulação da Secretaria de Saúde, Luzia Marinho Leite Pinto, também acompanharam Romero Rodrigues durante a agenda na capital paulista.
O SIGA Saúde é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo com a finalidade de oferecer um sistema de informação integrado e distribuído, voltado para a Gestão Plena do SUS. Ele permite a coleta de dados e disponibiliza informações aos pacientes, além de integrar as solicitações de exames e os agendamentos feitos.
O sistema possui ainda um módulo de gestão de medicamentos, o Sisfarma – Sistema de Informatização da Farmácia Básica. A tecnologia, considerada uma evolução do Projeto Cartão Nacional de Saúde (CNS), incorpora as funcionalidades do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) e do próprio SISREG.
Com a implantação do SIGA Saúde, todas as fases do atendimento em saúde ficam organizadas num mesmo sistema de dados acessado online por qualquer Unidade Básica de Saúde, clínica ou hospital que integre o sistema de saúde do município. O usuário é comunicado da data e local do exame ou consulta e pode solicitar a confirmação com tempo de antecedência para a substituição se houver falta. O encaminhamento é feito para a rede de serviços com todas as autorizações para realização dos procedimentos.
Para atestar a o funcionamento do SIGA, a comitiva de Campina Grande visitou a UBS República, em São Paulo. “Além das inúmeras vantagens de organização da rede de Atenção Básica, o sistema garante mais agilidade para o serviço e, evidentemente, mais dignidade para o usuário”, comentou o prefeito.
Outros benefícios do SIGA Saúde:
– Cadastro de todos os profissionais, usuários e estabelecimentos em base compatível com o cartão Nacional de Saúde, incluindo os usuários de outras cidades ou estados que utilizam os equipamentos do município;
– Agenda interna das unidades básicas para a marcação de consultas. Além de gerenciar a agenda, tem a possibilidade de avisar, via sistema, se o paciente compareceu à consulta ou ao local de realização de exames;
– Marcação referenciada nos ambulatórios de especialidades e nos laboratórios;
– Marcação de consultas com impressão do comprovante indicando local, horário e protocolo de preparo e orientações ao usuário;
– O próprio médico pode agendar os retornos dos pacientes;
– Integração ao sistema de informação de Vigilância em Saúde potencializando as informações e o acesso;
– Autorizações de APAC (Sistema de Informação de Procedimentos de Alta Complexidade) e AIH (Autorização de Internação Hospitalar), via Sistema;
– Relatórios de dados epidemiológicos mais confiáveis.
Codecom-CG
ENTREVISTA À REDE MAIS - 10/11/2025