João Pessoa, 25 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jackson do Pandeiro

Inscrições de Concurso de Cordel terminam amanhã

Comentários: 0
publicado em 25/11/2019 ás 09h30

Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o “Concurso de Cordel Jackson do Pandeiro: 100 anos do Rei do Ritmo” está recebendo inscrições até esta terça-feira (26). A iniciativa, que reforça o amor da UEPB pela inventividade poética dos bardos nordestinos, objetiva estimular a publicação de folhetos de Literatura de Cordel produzidos por autores paraibanos, visando difundir o gênero e homenagear Zé Jack em seu centenário.

As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas mediante o envio de dois arquivos digitais da obra para o e-mail [email protected], sendo que um deles deve ser remetido em formato DOC e outro em formato PDF. Os arquivos impressos devem ser protocolados na Procult, situada no Bloco Administrativo da Reitoria, 3° andar (salas 317 e 318), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h30. O arquivo em formato PDF não pode apresentar o nome do autor, ou qualquer forma de identificação do mesmo. Esse arquivo será caracterizado de acordo com o número de inscrição do candidato e impresso e enviado para a Comissão Avaliadora nomeada pela Procult. O outro, em formato DOC, ficará com a Procult e será utilizado para a criação gráfica das obras selecionadas, devendo conter os dados do autor, incluindo uma minibiografia e seu nome artístico.

Também será necessário entregar um envelope na Procult, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo proponente; uma via da obra impressa incluindo o nome completo do autor; cópia do e-mail que enviou anexos dos arquivos digitais, nos formatos DOC e PDF, para o e-mail [email protected]; cópias de RG e CPF; comprovante de residência (para os não paraibanos, comprovação de tempo de residência conforme o Edital); declaração de autoria e ineditismo; autorização para publicação.

Os trabalhos participantes devem ter no mínimo oito páginas e no máximo 16. Serão selecionados 10 títulos, sendo apenas um por autor e podem ser inscritas obras originais e inéditas, de acordo com as seguintes modalidades: quatro obras elaboradas em sextilhas, com sete sílabas poéticas, possuindo no mínimo 32 estrofes e no máximo 64 estrofes; quatro obras elaboradas em setilhas, contendo sete sílabas poéticas, dispondo de no mínimo 24 estrofes e no máximo 48 estrofes; duas obras elaboradas em décimas, contemplando sete ou dez sílabas poéticas, abrangendo no mínimo 16 estrofes e no máximo 32 estrofes.

Confira edital.

MaisPB