João Pessoa, 03 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Como a educação, o empreendedorismo e as políticas públicas podem se unir para desenvolver uma região? O questionamento vai nortear o Fórum de Educação, empreendedorismo e políticas públicas do Sebrae Paraíba, evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 deste mês em Campina Grande. O fórum contará, em seu primeiro dia, com palestras e painéis envolvendo as três temáticas, com tópicos tais como ecossistema de startups, desenvolvimento das cidades em um ambiente de inovação e educação empreendedora como política pública.
Já o segundo dia de atividades terá programação específica para a educação empreendedora e as políticas públicas, com o Seminário Paraíba Mais Simples. De acordo com a gerente da unidade de educação empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o fórum, que faz parte das atividades alusivas à Semana Global de Empreendedorismo, integra o protocolo de ações junto ao Governo do Estado. Realizado todos os anos, esta edição reuniu a temática da política pública, adotando o tema “Educação, empreendedorismo e políticas públicas como fatores para o desenvolvimento”.
“As palestras e painéis da educação empreendedora serão voltadas a professores e estudantes, com foco em empreendedorismo e inovação. Serão trabalhadas questões como novas profissões e o mercado de trabalho do futuro, consciência digital, futuro da escola e empreendedorismo no Ensino Médio”, destacou Humara Medeiros. As palestras serão realizadas nas salas e auditório do Garden Hotel, das 9h às 16h.
Por sua vez, o Paraíba Mais Simples, realizado em parceria com a Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), terá foco em experiências sobre a geração de um ambiente legal favorável ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Segundo o gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, o evento tem o intuito debater a desburocratização dos processos de Constituição e licenciamento de empresas no Redesimples. Dentre as palestras e paneis da programação do seminário, destacam-se “A lei da liberdade econômica simplificando o ambiente de negócio”, “Plataforma Brasil Cidadão” e “Medidas para a simplificação do ambiente de negócio nacional”. As inscrições são gratuitas.
“Todo o evento será pautado no eixo educação, empreendedorismo e políticas públicas e como eles mudam a realidade de uma sociedade. A educação realmente pode fazer uma grande diferença na vida de um país e da sociedade e, sendo colocada como política pública em um município, estado e país, com certeza a virada de chave é mais rápida”, avaliou Humara Medeiros.
MaisPB
NA ONU - 23/09/2025