João Pessoa, 31 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AI-5

Congressistas repudiam ameaça de Eduardo

Comentários: 0
publicado em 31/10/2019 às 18h20
atualizado em 01/11/2019 às 04h43
Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A ‘sugestão’ do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), sobre a criação de uma novo ‘AI-5’ provocou dura reação de parlamentares paraibanos, nesta quinta-feira (31). Eles repudiaram a fala do filho do presidente da República nas redes sociais. O governador João Azevêdo (PSB) também emitiu nota de repúdio, junto com demais gestores do Nordeste.

Um dos primeiros a demonstrar descontentamento foi Pedro Cunha Lima (PSDB), que ressaltou a ‘obrigação de cultuar e proteger as liberdades individuais, a democracia, a tolerância e o não uso da violência’.

“É hora de ter maturidade e responsabilidade. Temos um país pra recolocar nos trilhos. Não ajuda em nada vir falar de AI-5 agora. A prioridade não pode ser essa guerra sem fim. É ruim, tira o foco, nos desvia do caminho correto. Temos que consertar o Brasil”, ressaltou.

O senador Veneziano Vital (PSB) considerou ‘inaceitável’ a ameaça de Eduardo. “Não apenas na condição de senador, na condição cidadã, todos nós temos que reagir a esta irresponsabilidade. Não vamos aceitar, não vamos conceber e estaremos vigilantes a este tipo de postura. Lamentável a fala do Eduardo Bolsonaro!”, escreveu.

‘Irresponsável e criminosa’ foi como considerou o paraibano Gervásio Maia (PSB) as declarações do também deputado federal. Para Maia, a fala é um atentado contra a democracia e demonstra desrespeito com a população. “O melhor caminho para Eduardo Bolsonaro é o conselho de ética da Câmara”, disse.


Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Julian Lemos (PSL) se posicionou contra Eduardo. Segundo ele, o AI-5 faz parte do passado.  “Não precisamos disso para vencer, e assim venceremos quantas vezes for necessário”, considerou.

Ver essa foto no Instagram

Antes que tenhamos um debate e ataques improdutivos, quero dizer do respeito que tenho pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, afinal, com seu apoio também me tornei Deputado Federal, mas que não quer dizer que tenha que concordar com tudo que ele diga. Eu sim, fui eleito pela vontande e Deus, do povo da Paraíba e pelo grande apoio que tive do então Deputado Federal Jair Bolsonaro, hoje Presidente da República, alguém que tem de mim, respeito e gratidão. Mas acima de tudo isso, está minha consciência e meu equilíbrio onde posso fazer meu juízo de valor e tomar posições. Como sempre fui, deixo claro o que penso, e sobre a fala e a possibilidade de uma ruptura institucional, venho nesse momento me posicionar, sou contra, não precisamos disso para vencer, e assim venceremos quantas vezes for necessário, o AI-5 foi, e não será mais, faz parte do nosso passado, para nos ensinar que a esquerda jamais deve nos governar, e nos direcionar para um futuro melhor. Mais uma vez, quero deixar meu registro que esses posicionamentos só atrapalham o Governo do Presidente Jair Bolsonaro, isso sim, estimulam uma esquerda estúpida e desmoralizada, a ter um discurso cada vez mais de ódio. #JulianLemosDeputadoFederaldaParaiba #NaoeUmMandatoeUmaMissao #AvozdaParaiba #AvozdoNordeste

Uma publicação compartilhada por Julian Lemos Dep. Federal (@julianlemosdeputadofederalpb) em

Governadores do Nordeste repudiam declaração

O governador João Azevêdo e demais governadores do Nordeste, emitiram uma nota em conjunto onde expressam repúdio às declarações e veem ‘ameaças autoritárias’ do parlamentar.  “Defender a democracia é fundamental para que haja paz e prosperidade no Brasil. Ditadura nunca mais”, diz trecho do documento, assinado também pelos gestores da Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

MaisPB

Leia Também