João Pessoa, 11 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
renovação

PB adere ao Banco de Perfis Genéticos

Comentários: 0
publicado em 11/10/2019 às 18h30
atualizado em 12/10/2019 às 05h22
Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

A Paraíba renovou a adesão ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. O Extrato de Acordo foi divulgado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União e tem o prazo de 60 meses. O estado passou um ano sem atualizar os dados por conta de um reforma física no laboratório do Instituto de Polícia Científica, conforme divulgou o Portal MaisPB.

De acordo com o chefe do Núcleo de Laboratórios Forense, Sérgio Lucena, a renovação foi burocrática e não muda nada além do prazo de renovação. Antes, a vigência da adesão era de 10 anos, desta vez a anuência será feita a cada cinco anos.

Ainda conforme Sérgio, apesar do banco nacional ter passado um período sem atualização, desde agosto ele voltou a adicionar dados de perfis genéticos.

O Banco é um instrumento da investigação de crimes em todo o país. Os laboratórios que integram o sistema nacional coletam dados entre informações genéticas de condenados, vestígios de locais de crime, restos mortais não identificados e até de pessoas que doam material genético para encontrar um ente desaparecido.

Na Paraíba, todo o material que chega ao NULF é processado, e se estiver dentro dos critérios, ele é inserido no sistema. Se as informações de uma amostra coincidirem com algum dado que já foi registrado anteriormente, o NULF contata as autoridades daquele caso.

MaisPB

Leia Também