João Pessoa, 13 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GP DA CHINA

5º: Felipe Massa perde chance de realizar feito inédito

Comentários: 0
publicado em 13/04/2013 às 10h17

Lewis Hamilton deixou a Ferrari para trás e larga na pole position do GP da China. A equipe italiana, que havia tido um desempenho muito bom nos treinos livres, perdeu terreno na definição do grid em Xangai. Fernando Alonso, terceiro colocado, evitou que Felipe Massa conseguisse um feito inédito. O brasileiro ficou em quinto.

Em toda sua carreira, Alonso nunca foi superado por um companheiro de equipe em um treino de classificação cinco vezes consecutivas. Nas últimas quatro corridas, Massa havia largado à frente do espanhol.

Hamilton dominou o treino de classificação e foi o mais rápido nas três partes. Esta foi a primeira pole position obtida pelo britânico na Mercedes. Mais uma vez, ele levou a melhor sobre Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, após se envolver em polêmica na última corrida. No GP da Malásia, o alemão foi impedido de disputar posição com Hamilton após receber um recado da equipe.

O treino foi marcado pela estratégia com os pneus. Os pilotos tentaram ao máximo economizar seus compostos. No Q3, eles partiram para uma única tentativa de volta rápida, já nos instantes finais da sessão. Hamilton fez a pole com o tempo de 1min34s484, quase 0s3 mais rápido do que a Lotus de Kimi Räikkönen.

Após um Q1 sem surpresas, Vettel entrou na pista logo no começo do Q2 para fazer sua volta rápida e andou bem. Já seu companheiro de equipe não teve a mesma sorte. Webber teve um problema com sua Red Bull e parou o carro em uma área ao lado da pista. Segundo a equipe, houve um problema na pressão do combustível. O australiano largaria apenas na 14ª posição, mas foi punido e sai em último.

No Q3, Vettel optou por usar um jogo de pneus médios em vez dos macios. A estratégia lhe tirou a possibilidade de lutar pela position, mas a compensação deve vir no início da corrida – ele deve permanecer mais tempo na pista do que os rivais (que largarão com compostos macios) e, em teoria, ganharia tempo. O tricampeão mundial errou em sua tentativa de volta rápida e sai na nona posição.

O treino teve um momento inusitado protagonizado por Jenson Button. Ao ser informado pelo rádio que Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, havia passado para o Q3, o piloto da McLaren não escondeu a surpresa e soltou um "Uau!". Ricciardo só havia avançado para a última parte de um treino de classificação em 2012, no Bahrein.

UOL

Leia Também