João Pessoa, 19 de junho de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Com a proximidade do início do jogo entre Brasil e México, pela Copa das Confederações, é cada vez maior a quantidade de torcedores nos arredores do estádio do Castelão e estes também sofrem com a ação da polícia na tentativa de conter os protestos. A reportagem ouviu relatos de pelo menos 20 torcedores, entre brasileiros e mexicanos, que desistiram de ir à partida na capital cearense.
A confusão diminuiu de tamanho por volta das 15h30, quando grande parte dos manifestantes deixou o local e apenas um grupo de moradores do entorno do estádio ainda faziam barricadas e atiravam pedras em direção à polícia.
A reportagem flagrou muitas famílias e torcedores com a camisa do México sofrendo com as reações ao spray de pimenta usado pelos policias para tentar dispersar a multidão. As pessoas tinham dificuldades de respirar e enxergar e tentavam se proteger em casas vizinhas.
Inicialmente, a Policia Militar suspendeu o uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha justamente pela quantidade cada vez maior de pessoas que tentavam chegar ao estádio.
Por cerca de 1h30, os torcedores conseguiram passar pela manifestação, porém quando entendeu que só haviam manifestantes em uma das avenidas de acesso ao estádio, a PM voltou atacar os ativistas e usou até a cavalaria para tentar dispersar o movimento.
Porém, muitos torcedores ainda tentavam chegar ao Castelão e acabaram sofrendo com os efeitos as armas da polícia. Além disso, os brasileiros, principalmente, eram criticados pelos manifestantes.
Uol
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025