João Pessoa, 23 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Clínica da Unifacisa oferece estímulo visual precoce em CG

Comentários: 0
publicado em 23/04/2019 às 13h58
atualizado em 23/04/2019 às 11h00

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como um Centro de Referência em Oftalmologia na PB, a Clínica Escola da Unifacisa passa a oferecer esse novo tratamento totalmente gratuito à população de Campina Grande.

Buscando inovar no atendimento e no serviço ofertado aos seus pacientes, a Clínica Escola da Unifacisa, localizada no Campus do Centro Universitário no Itararé, acaba de acrescentar às suas especialidades a reabilitação e habilitação visual precoce.

Duas vezes por semana, a dona de casa Lucilar de Oliveira Cabral, leva os gêmeos Jonathan Yuri Cabral Costa e Yara Kethelyn Cabral Costa de 01 ano e 04 meses para o tratamento na Clínica Escola. De acordo com ela, após um mês de estimulação visual precoce, a mudança é perceptível.

“Eles nasceram prematuro e fizeram uma cirurgia aqui na Clínica Escola por conta de um glaucoma. Desde então, eles vêm sendo acompanhados pelos profissionais daqui e com a novidade desse tratamento a melhora é notória. Depois que Jonathan colocou os óculos ficou ainda mais esperto”, afirmou.

De acordo com o fisioterapeuta, Thalles Palmeira de Lucena Amorim, responsável pelo recurso de estimulação visual precoce, até o momento dez pacientes estão sendo atendidos gratuitamente na clínica, em sua maioria crianças, uma vez que até os dois anos de idade ocorre 90% do desenvolvimento visual e o restante ocorre durante o desenvolvimento da criança. Daí a necessidade de um tratamento precoce, capaz de propiciar estimulação adequada, com reflexos na qualidade do relacionamento da criança no seu ambiente.

Com Mestrado em visão pela USP e especialização na área, Thalles destacou que alguns pacientes podem chegar a normalidade da visão com esse tratamento.

“O trabalho que utilizamos ajuda no desenvolvimento das crianças com baixa visão, usando recursos específicos e atividades lúdicas para tentar melhor da funcionalidade visual, uma vez que, a maioria tem um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor”, destacou.

De acordo com o gerente geral de operações em saúde da Unifacisa, Wamberto Barbosa, esse tipo de tratamento na Paraíba, realizado pelo SUS, só está sendo feito na Clínica Escola da Unifacisa através da Fundação Pedro Américo.

“Para realizar o tratamento na Clínica da Unifacisa, o paciente deve ser encaminhado por um profissional de saúde, apresentar o cartão do SUS, documentos pessoais e passar pela avaliação do oftalmologista”, finalizou.

MaisPB

Leia Também