João Pessoa, 17 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
"Se pode ‘to be’igual, então podemos fazer um filme aqui na agência com aquele bebe fofo rindo e rasgando papel… Vai ficar uma graça", alfinetou no Twitter o publicitário Marcello Serpa, sócio-presidente e diretor de criação da agência AlmapBBDO na terça-feira. Serpa fez referência a um suposto plágio cometido pela agência concorrente África, que repete a fórmula do inglês ruim do treinador Joel Santana na nova campanha da Procter & Gamble (P&G), divulgada nesta semana. A ideia já havia aparecido em uma série de propagandas da Pepsi de 2012, desenvolvida pela AlmapBBDO.
Na nova campanha, a África usa o falso domínio da língua inglesa de Joel para vender xampu. Em 2009, quando trabalhava com a seleção da África do Sul, seus vídeos de entrevistas em inglês ficaram famosos na internet. A referência à Agência África no comentário de Serpa fica evidente quando o diretor cita o viral de sucesso criado pela concorrente para o Banco Itaú, com o bebê rasgando papel.
Na campanha da P&G Joel explica os benefícios do xampu anticaspa Head & Shoulders. No vídeo "Donti révi caspa" dois homens conversam sobre um problema com caspa, quando o treinador interrompe com a frase: "you tá de brinqueichon uite me, cara?". O treinador continua com "you ar a véri mutch caspa man" e explica como o xampu funciona. "Head & Shoulders rimouve uarandredi porcenti ofi the caspa", afirma o treinador, falando sobre a eficácia do produto. Ao final, o treinador ainda diz que o xampu "finixi the cocereichon in the red".
Em janeiro de 2012, em uma campanha do refrigerante Pepsi o treinador tenta ajudar dois jovens a conquistar duas estrangeiras em um cenário de praia. Entre os "xavecos", Joel diz: "o outro cara quer saber if your father is a pilot, because you are a aeroplane" e "Ió dog have a fone?". "Nosso objetivo é mostrar ao consumidor, de uma maneira divertida, que dizer sim para novas possibilidades pode ser positivamente surpreendente" afirmou na ocasião Valéria Pando, gerente de marketing da Pepsi.
Procurada, a agência África não se manifestou sobre o suposto plágio.
Terra
ZONA AZUL - 22/09/2025