João Pessoa, 18 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PL DA ALPB

Deputados decidem que fiação em postes deve acabar na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 18/07/2013 ás 20h40

 O projeto de lei do deputado estadual, Toinho do Sopão (PEN), que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, nesta quarta-feira (17) prevê utilização exclusiva de redes subterrâneas para a instalação de fios e cabos de transmissão de energia e telefonia. Com isso, o emaranhado de fios nos postes estará com seus dias contados.

A proposta, que agora depende da sanção do Governo do Estado, é baseada nas medidas adotadas em grandes centros do Brasil. “Esse projeto visa acabar com a poluição visual e com os constantes acidentes causados por ‘caminhão baú’, que arrastam os fios, causando transtornos a população que fica por horas sem energia, esperando a demorada manutenção da Energisa”, destacou Toinho em plenário.

E com o apoio total dos deputados que parabenizaram seu colega pela matéria, ainda houve sugestão que no lugar dos postes removidos sejam plantadas árvores.

O principal benefício para os moradores está relacionado à segurança, afirmou o parlamentar, referindo-se aos acidentes causados pelos fortes ventos e chuvas que arrebentam os fios e expõem as pessoas nas ruas. “Recentemente um cidadão morreu eletrocutado em Intermares, ao pisar em um fio de alta tensão que caiu em frente a sua residência. Além de diversos casos que temos conhecimento”, lembrou Toinho do Sopão.

De acordo com o deputado, o projeto prevê também que “para não trazer ônus ao Poder Público, as concessionárias de energia e telefonia ficam obrigadas a executarem os serviços no prazo estabelecido. Os custos, inclusive sobre danos nas áreas públicas, serão de responsabilidade das concessionárias. Segundo o texto do projeto, empresas que operam ou utilizam cabos aéreos deverão torná-los subterrâneos.

Caso venha a ser aprovada pelo Governador Ricardo Coutinho, o projeto estabelece o prazo de 150 dias para se adequar e cinco anos para que a partir da entrada em vigor da lei, as concessionárias adotem a medida de execução das obras.

O projeto do deputado Toinho, já tem repercussão nas ruas e de Arquitetos e urbanistas, que por sua vez, elogiaram a iniciativa.

– Desde o século XIX se discute a retirada dos fios dos postes das cidades brasileiras. O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, é um dos que mais lutam para aprovação da medida em todo Brasil.

Assessoria 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x