João Pessoa, 22 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, a arrecadação de ICMS superou em 16% o montante arrecadado no mesmo período de 2013 na Paraíba, representando um incremento de mais de R$ 500 milhões aos cofres do Governo, valores que aumentarão, ainda mais, com a arrecadação de dezembro. A informação está na edição desse domingo (21) do Fisco em Dia, publicado nos principais jornais do estado.
Segundo semanário do Sindifisco-PB, os valores da arrecadação de novembro deixam ainda mais evidente que o ICMS é a mais importante fonte de receita para o Estado. A arrecadação recorde em novembro, com mais de R$ 406 milhões, superou em 22% os valores do mesmo mês do ano passado.
A publicação do Fisco em Dia destaca ainda que nos últimos dez anos houve um crescimento de 248% na arrecadação do imposto, enquanto que, no mesmo período, os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), segunda principal fonte de renda do Estado, foram de pouco mais de 158%.
Ao mesmo tempo em que comemora o recorde na arrecadação, a categoria fiscal mais uma vez se manifesta contra os planos do Governo do Estado em criar a Secretaria da Fazenda, que surgiria com a fusão das secretarias da Receita e de Finanças.
O presidente do Sindifisco, Victor Hugo, acredita que a medida trará perda na eficiência da atividade desenvolvida pela categoria.
Em 2014, o pleno da Assembleia Legislativa da Paraíba acompanhou decisão contrária da Comissão de Constituição e Justiça e derrubou Medida Provisória 183 do Executivo, que pedia a fusão das secretarias.
MaisPB com assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025