João Pessoa, 13 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
‘DO CORAÇÃOZINHO’

Exame defendido por deputado da PB ganha repercussão na mídia nacional

Comentários: 0
publicado em 13/08/2013 ás 13h30

 Uma das grandes lutas do deputado Manoel Junior (PMDB) junto ao Ministério da Saúde, em Brasília é tornar obrigatório o exame de oximetria, também conhecido, como o teste do coraçãozinho. O peemedebista encaminhou ao ministro Alexandre Padilha uma indicação (INC 2375/12) para tornar obrigatória a realização gratuita do exame em recém-nascidos.

O assunto ganhou repercussão nacional na manhã nesta terça-feira, 13, no Jornal Bom Dia Brasil, quando a Globo reconheceu a importância do teste do coraçãozinho que é capaz de detectar, se o bebê tem doença cardíaca.

Tanto a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, quanto a Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, já emitiu parecer favorável ao pedido de Manoel Junior. Segundo ele, a oximetria é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue. O procedimento deve ser realizado antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.

A técnica além de contribuir para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos auxilia ainda, na avaliação da eficácia de manobras de reanimação. “Sem sombra de dúvidas, a oximetria é de fundamental importância para todos os recém-nascidos e vai resultar em ganho para o sistema de saúde público como um todo”, postou Manoel Junior no twitter.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 1.000 crianças nascidas vivas, uma média de oito apresentam algum tipo de cardiopatia congênita, necessitando de cuidados médicos específicos.

Assessoria de Manoel Júnior 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x