João Pessoa, 16 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AÇÃO POLICIAL

‘Operação Scarface’ prende 25 pessoas que comandavam quadrilhas de tráfico

Comentários: 0
publicado em 16/08/2013 ás 12h12

Durante entrevista coletiva as Secretarias de Administração Penitenciária e Segurança Pública da Paraíba informaram o resultado da mega operação desencadeada desde 5h30 desta sexta-feira (16). Ao todo foram presas 25 pessoas em presídios federais, penitenciárias do Estado e em bairros da região metropolitana de João Pessoa. Dois deles foram presos nos bairros de Mandacaru ( acusado de homicídio) e Mangabeira (acusado de receptação).

O delegado Alan Terruel, da Delegacia de Repressão a Entorpecente da Capital, informou que a maioria dos acusados nesta sexta já estavam detidos em presídios da Capital, entre eles, Robson Machado de Lima, conhecido como ‘Robson Psicopata’, que estava preso na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega e Ronaldo Adriano, conhecido como He-Man, esse estava detido no presídio de segurança máxima, PB1.

Os crimes estariam sendo articulados por mulheres de detentos, que recebiam ordens durante visitas e repassavam em seguida para criminosos que estavam nas ruas. Uma delas detida na operação foi a mulher de Robson Psicopata que mantinha ligações com o ex-sargento Arnóbio e foi presa quando recebia informações no presídio federal de Catanduva, em São Paulo.

"A Justiça entendeu que não basta apenas prender o indivíduo que estava com a droga, mas que tinha que prender quem comandava essas pessoas. Esses vão ter que responder pelos seus crimes", disse Alan Terruel.

As investigações apontaram que as ordens criminosas saíam de Penitenciárias como Flósculo da Nóbrega, Sílvio Porto e Complexo Penitenciário Romeu Abrantes, PB1 e PB 2. Ainda de acordo com as investigações, crimes estavam sendo ordenados também de dentro de presídios federais.
Denominada de ‘Scarface’, a operação visava desarticular uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas da Paraíba.

Cerca de 100 policiais, entre civis e agentes penitenciários, cumpriram trinta mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação policial objetiva desbaratar toda a cadeia e núcleos de criminosos envolvidos na distribuição de drogas na Paraíba.

Estavam na mira da operação os policiais associados ao tráfico, fornecedores, traficantes, gerente financeiro do tráfico, gerente e subgerentes das bocas de fumo, armeiro, criminosos e pessoas associadas a homicídios.

A operação foi iniciada no último dia 14 de agosto com a prisão do vereador Arnóbio Gomes, dentro da Câmara Municipal de Bayeux. Porém, as investigações para prender a quadrilha foram iniciadas em 2011, pelo Núcleo de Inteligência da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecente) e da Gerência de Inteligência da Secretária de Administração Penitenciária – Geplasi – SEAP.
Participam da ‘Operação Scarface’ a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil, Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE – SEAP), Delegacia de Homicídios, Força Tática Penitenciária e Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra o Patrimônio.

Scarface é o nome de um filme de Hollywood que traz em seu núcleo uma quadrilha de traficante de drogas que por conta da ganância praticavam vários homicídios de quadrilheiros rivais, bem como promoviam a matança entre si, motivado pelo domínio do tráfico de drogas.

Portal Correio 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x