João Pessoa, 26 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O ex-secretário de Esportes de João Pessoa, Zezinho Botafogo (PSB), tomou posse, nesta sexta-feira (26), como vereador da Capital. Primeiro suplente do PSB, ele retorna à Câmara Municipal de João Pessoa para assumir a vaga de Edmilson Soares, que morreu no último domingo (21).
Zezinho integrava o secretariado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB). Com a pré-candidatura do gestor pela oposição, o socialista entregou o cargo para seguir o posicionamento do partido, que apoia o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) na sucessão do governador João Azevêdo (PSB).
Nas redes sociais, o vereador lamentou ter assumido o mandato em decorrência da morte de Edmilson e destacou a importância da Casa Legislativa para o município de João Pessoa.
“Cheguei aqui em 2001, ao lado de Edmilson Soares. Vim da primeira disputa junto com Corujinha no partido. Encontrei aqui todos vocês, encontrei Durval Ferreira. Em 2004, chegou o Dinho, foram chegando os colegas… A gente nunca queria assumir dessa forma. Apesar de ter tido uma votação muito expressiva, isso nunca passou pela minha cabeça”, citou Zezinho.
“A cidade de João Pessoa tem me abraçado em todos os pleitos que disputei, desde os mais antigos. Disputei para vereador e hoje estou aqui, assumindo junto com vocês. Eu valorizo muito esta Casa. Por onde passo, falo da importância que a Câmara Municipal tem para a cidade. Quando a gente vê as coisas boas acontecendo, elas passam por aqui. E eu tenho chamado a população para acompanhar o trabalho, não só o meu, mas o de todos os colegas vereadores”, complementou.
O parlamentar deve compor o bloco oposicionista na Casa Napoleão Laureano. O PSB agora conta com três vereadores na Câmara. Além de Zezinho, Jailma Carvalho (PSB) e Odon Bezerra (PSB) são filiados à legenda.
Quem é Zezinho Botafogo
José Freire da Costa, conhecido como Zezinho Botafogo, nasceu em Taperoá e mudou-se para João Pessoa logo na infância. Durante muitos anos, trabalhou como balconista em uma lanchonete no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. Depois, tornou-se proprietário do estabelecimento.
Foi presidente da equipe profissional do time Botafogo da Paraíba, e é bastante conhecido na área de esporte em João Pessoa, pois mantém um excelente relacionamento com atletas e desportistas nos bairros da Capital.
Foi vereador por quatro mandatos consecutivos. Em 2016, obteve 3.872 votos, ficando na primeira suplência pela coligação PSB/PEN/PRP. Tem como bandeiras de luta as políticas públicas em favor do esporte, da educação e saúde. Foi reeleito como vereador com 4.641 votos no pleito de 2020.
MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 13/02/2026