João Pessoa, 16 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Preocupando com a péssima imagem que o Legislativo tem ganhado atualmente perante a população, o presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), resolveu radicalizar para colocar os parlamentares ‘nos eixos’ e manter a ordem na Casa de Napoleão Laureano.
Nos últimos dias, Durval Ferreira tem aplicado ‘regras duras’ na tentativa de criar uma boa imagem do Parlamento da Capital e manter a presença dos vereadores durante a sessão. As novas medidas adotadas por Durval e que foram acertadas com a maioria dos legisladores pessoenses chegara a fazer o vereador Fernando Milanez (PMDB) a comparar a Câmara com a ‘Escolinha do Professor Raimundo’, em alusão a série de TV estrelada pelo humorista Chico Anísio.
Entre as regras, estão atitudes como chamada de presença nominal em reuniões, em substituição ao ponto eletrônico, com já é de costume nas casas legislativas do país. Hoje os parlamentares até discutem a utilidade ou, não, do painel eletrônico.
Outra medida instituída por Durval proíbe que um parlamentar se ausente da sessão após registrar presença em plenário. Fato muito corriqueiro, quando muitos vereadores resolvem deixar o trabalho legislativo para acompanhar eventos do Poder Executivo que estejam acontecendo na mesma hora.
Os vereadores pessoenses também não poderão mais registrar presença após as 10h, como aconteceu nesta quinta-feira (15), com a vereadora Eliza Virgínia, que ficou sem poder votar ou participar das discussões após chegar atrasada ao tentar encontrar um celular perdido.
Um dos acertos entre os vereadores que chamou a atenção é o que serve para evitar desgastes perante a cobertura da imprensa dos trabalhos legislativos. A solução encontrada pelos parlamentares é não “arengarem” em público.
Roberto Targino
com informações do Correio Debate, da 98 FM
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025