João Pessoa, 01 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, convocou uma reunião na última quinta-feira, 12, com os seus secretários, diretores e coordenadores para uma avaliação sobre os 8 meses de sua gestão.
Para o prefeito Reginaldo Pereira, sua gestão está superando tanto as suas expectativas como as dos adversários políticos:
“Logo depois da minha vitória, os meus adversários ficaram dizendo que eu não governaria 6 meses, porque a prefeitura tinha uma receita média de 10 milhões de reais e com estes recursos eu não poderia pagar mais de 13 milhões de reais das despesas da administração. Diziam ainda que faltaria dinheiro para comprar merenda escolar, medicamentos e materiais para saúde e que eu não teria dinheiro para reformar todos os prédios alugados onde são prestados os serviços públicos do município”. O prefeito Reginaldo Pereira em sua fala também destacou quais foram essas despesas deixadas pela gestão passada e do cotidiano da administração:
– Mais de 5 milhões de reais mensal da Folha de Pessoal;
– Mais de 8 milhões de reais dos salários de Dezembro, 13º salário e encargos sociais dos professores;
– Mais de 1 milhão de reais dos consignados dos servidores;
– Mais de 1 milhão de reais dos salários e encargos sociais dos novos servidores concursados nomeados em novembro e dezembro/2012;
– Mais de 800 mil reais mensais da coleta de lixo e do aterro sanitário;
– Mais de 500 mil reais mensais da parcela e pagamento da coleta do lixo atrasada;
– Mais de 900 mil reais mensais da previdência social dos servidores;
– Mais de 450 mil reais da parcela dos 42 milhões de reais da previdência, desviada do governo passado;
– Quase 400 mil reais mensais do duodécimo da Câmara Municipal;
– Mais de 300 mil reais mensais dos aluguéis dos imóveis;
– Quase 400 mil reais mensais de locação de veículos;
– Quase 200 mil reais mensais dos precatórios;
– Mais de 100 mil reais mensais de subvenções sociais;
– Mais de 300 mil reais mensais de água, luz, telefone e internet;
– Mais de 500 mil reais mensais de materiais de consumo, serviços e equipamentos;
– 75 mil reais mensais da prestação do terreno do Instituto Federal que será construído em Santa Rita;
– Cerca de 200 mil reais mensais dos serviços de Tapa Buraco;
– Mais de 100 mil reais mensais de materiais elétricos;
– 130 mil reais mensais dos serviços de máquinas, tratores e caminhões caçambas;
– Cerca de 200 mil reais mensais de reformas dos prédios públicos e alugados, onde são desenvolvidas e executadas as atividades do município.

No seu discurso o prefeito Reginaldo Pereira ressaltou ainda temas como sonho, poder, dívidas, herança, projetos, administração, povo, como destacamos nos trechos de sua fala:
DIVÍDAS
“Recebi a Prefeitura devendo mais de 500 milhões de reais, sendo mais de 200 milhões de reais de demandas judiciais; mais de 150 milhões de reais para a Previdência Social (IPREV e INSS); mais de 50 milhões de reais às empresas que coletaram o lixo da cidade, apenas a LIMPFORT cobra 27 milhões de reais; mais de 50 milhões de reais de férias, licença-prêmio e outras vantagens pessoais dos servidores; mais de 5 milhões de precatórios, etc.” – Reginaldo Pereira
ENGANO
“Quem apostou que eu renunciaria em 6 meses de administração se enganou e perdeu a aposta. Quem conhece a minha trajetória política, desde os meus tempos de estudante e acompanhou a minha luta, com coragem, resistência e persistência, em defesa da minha terra e do meu povo, sabe que lutei a vida inteira contra os poderosos ditadores, prepotentes, arrogantes, incompetentes, omissos e desonestos, que humilhando, perseguindo e agredindo as pessoas humildes, quase se perpetuavam no poder, causando o atraso e a pobreza da minha querida Santa Rita, por mais de 50 anos”. – Reginaldo Pereira.
HERANÇA MALDITA
“Depois de muita luta, ao chegar à Prefeitura, recebi uma herança maldita. Além das incalculáveis dívidas financeiras, recebi a maior dívida social do país. É preciso que todos saibam que Santa Rita, com mais de 180 mil habitantes e há 12 Km da capital, ainda não tem: um Distrito Industrial, Esgotamento Sanitário, anel Viário asfaltado, Pavimentação em mais de 50% das ruas, não tem Hospital, não tem faculdade pública, escolas técnicas, mercados públicos condignos e Ginásio de Esportes nos principais aglomerados urbanos e rurais; Não tem asfalto nas estradas de Forte Velho e Cicerolândia; Centro Administrativo e mais de 13 mil famílias com baixa renda ainda não tem casa própria para morar. Além do mais, recebi uma cidade destruída, com todos os prédios públicos sucateados e a pavimentação das ruas sem drenagem, com mais de 40 mil buracos.” – Reginaldo Pereira.
INSATISFAÇÃO
“Sei que uma boa parte da população está insatisfeita com a minha gestão, porque não sabe como recebi a Prefeitura, o que fiz, o que estou fazendo e o que vou fazer. Outros porque participavam de uma quadrilha que se instalou na Prefeitura, por décadas, que desviava mais de 2 milhões de reais por mês dos cofres públicos. Alguns, porque me pedem emprego e eu não posso dar. A maioria matem o sonho de mudanças e querem que as soluções dos problemas aconteçam rapidamente, o que não é possível, porque eu prometi trabalhar muito e solucionar em 4 anos problemas que meus antecessores não solucionaram em 40 anos e solucionar todos os problemas em 8 meses de governo seria um milagre”. – Reginaldo Pereira.
O QUE O POVO PEDE
“Na verdade, a maioria da população clama por uma boa limpeza urbana; boa iluminação pública, pelo tapa buraco do calçamento, pelo asfalto do anel viário, pela pavimentação das suas ruas, por médicos e medicamentos nos postos de saúde, por merenda escolar de qualidade. Muitos sonham com a construção do Hospital Materno/Infantil, construção dos Mercados Públicos de Tibirí II e Várzea Nova, construção do Centro Cultural, Centro Administrativo, construção do Canal do Rio Preto, etc. Peço a todos esperança e confiança, porque a turbulência vai passar”. – Reginaldo Pereira.
TRABALHO
“Aos que não acompanham o meu dia a dia, eu quero dizer que diariamente trabalho incansavelmente, na busca de soluções para os graves problemas do nosso município. Além de lutar pela construção das obras estruturantes, batendo à porta do governador, ministros, senadores e deputados, nunca deixei de atender as pessoas, empresários e autoridades em todos os postos de trabalho, menos no prédio da prefeitura, que tanto nos envergonha.” – Reginaldo Pereira.
“Informo a todos que fui duas vezes ao Governador do Estado, pedi o repasse dos recursos e das obras do governo do estado que Santa Rita tem direito. Estive 5 vezes com o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que liberou 5 milhões de reais para obras de calçamento de ruas e drenagem e prometeu liberar os recursos do asfaltamento do Anel Viário da cidade, do esgotamento sanitário de Tibirí II e Marco Moura, construção de casas e apartamentos para quem precisa. O deputado Manoel Júnior prometeu que apresentaria uma Emenda de bancada para asfaltar a estrada de Livramento e Forte Velho, caso o governador retire a pauta de suas obras os referidos recursos”.
OS PROJETOS
“O governo federal só libera recursos para obras estruturantes se o município tiver com suas prestações de contas em dia e se apresentar os projetos. Por isto, tenho batido à porta de muitos escritórios, pedindo para elaborar os projetos de asfaltamento do Anel Viário, da pavimentação de 33 ruas, asfaltamento da Avenida Assis Chateaubriand, Canal do Rio Preto, esgotamento sanitário do Tibirí II e Marco Moura, asfaltamento da estrada que liga a BR 230 ao Distrito Industrial do Marco Moura, construção do Hospital Materno/Infantil, construção dos Mercados de Várzea Nova e Tibiri II, Centro Administrativo, Centro Cultural etc”. – Reginaldo Pereira.
AJUSTE NA ADMINISTRAÇÃO
“Preciso urgentemente, fazer alguns ajustes na minha administração. Espero, cada vez mais, contar com o empenho e dedicação da minha equipe de governo, especialmente dos senhores secretários, secretários adjuntos, diretores, chefes de divisões e departamentos, assessores, etc. Posteriormente, vou reunir cada Secretário e sua equipe de trabalho, objetivando analisar e avaliar as atividades realizadas e desenvolvidas por cada um, que deverá apresentar relatórios mensais sobre as suas funções e ofícios. Vou aproveitar a oportunidade para perguntar a cada um o que está errado na minha administração e as sugestões para consertar os erros”. – Reginaldo Pereira.
CRÍTICAS
“Tenho recebido muitas críticas sobre diversas atividades da nossa administração. Sei que não é possível fazer milagre de construir uma cidade que foi destruída em 40 anos em 8 meses de governo. Tenho convicção, apesar dos graves problemas que encontrei, que já realizei muito e espero, com a boa vontade e dedicação de todos vocês que possamos fazer muito mais. Espero que os méritos da administração não sejam apenas do prefeito, assim como espero que as críticas também recaiam sobre todos que fazem o governo”. – Reginaldo Pereira.
TEMPO INTEGRAL
“Tenho trabalhado em tempo integral e dedicação exclusiva, Espero o mesmo de cada detentor de cargos e funções da minha confiança. Quem não dispuser de tempo para acompanhar as demandas administrativas, espero que deixem o governo, porque o povo, que é nosso patrão, não aceita privilégios”. – Reginaldo Pereira.
“Eu preciso prestar contas ao povo, porque o dinheiro é do povo, os serviços são do povo, todos nós somos empregados do povo e que no fundo o povo tem direito a muito pouco ou quase nada, porque a maior parte do seu dinheiro está comprometido com salários de servidores, encargos sociais, vantagens pessoais, Câmara Municipal, pagamento de dívidas, materiais, equipamentos, alugueis de veículos, locações de imóveis, pagamentos, aluguéis de veículos, locações de imóveis, pagamentos de serviços de água, luz, telefone, internet, precatórios, direitos e vantagens de servidores etc”. – Reginaldo Pereira.
ESPERANÇA
“Peço a todos que me ajudem a governar com responsabilidade e dedicação. Peço que me ajudem a combater a corrupção administrativa. Espero que os servidores dedicados denunciem os que não fazem jus aos salários que recebem”. – Reginaldo Pereira.
Assesosria da Prefeitura de Santa Rita
VIOLÊNCIA - 14/11/2025