João Pessoa, 09 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O vereador Bruno Farias (PPS) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da Secretaria Municipal de Saúde aplicar, gratuitamente, a vacina contra o HPV – Papiloma Vírus Humano – para as mulheres que necessitam de imunização.
Segundo o vereador, a proposição visa ainda a programação e promoção campanhas de esclarecimento à população sobre o HPV, suas formas de transmissão e prevenção, divulgando-as através dos diversos veículos.
De acordo como projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar campanhas anuais de vacinação da população feminina contra o HPV.
“A prevenção desse tipo de doença através de um programa público e gratuito de vacinação e imunização é condição para a saúde da mulher e, por extensão, de toda a população. Assim podemos inibir a propagação dessa doença”, justificou Bruno.
Sobre o HPV
O papiloma vírus humano – HPV é um vírus da família Papovaviridae, e pode ser responsável por vários problemas de saúde do ser humano, dentre eles as infecções genitais.
Existem mais de duzentos subtipos diferentes de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco são relacionados a tumores malignos, dentre os quais o câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum no País, atrás apenas do câncer de pele e do câncer de mama, sendo o HPV responsável por 95% dos casos de câncer de colo uterino.
A vacina recombinante quadrivalente contra o HPV, além de prevenir o câncer de colo do útero, também tem ação profilática nos pré-cânceres vulvares e vaginais, nas lesões pré-cancerosas vaginais e vulvares de baixo grau e nas verrugas genitais. Essa vacina é indicada para meninas e mulheres de 09 até 26 anos de idade, e é realizada por via intramuscular e sob prescrição médica.
Assessoria
VIOLÊNCIA - 14/11/2025