João Pessoa, 03 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

“E essa pesquisa… tá certa?!…” (II)

Comentários: 0
publicado em 03/10/2018 às 11h16

Recentemente, neste mesmo espaço, dissemos que esse questionamento correspondente ao título destes escritos tem sido feito por um dos porteiros do prédio em que temos escritório profissional,isto  “a cada dia – aliás, a cada chegada ou saída”, tal seu interesse pelos assuntos relacionados à atual campanha eleitoral. Esse interesse é tamanho que ele – esse porteiro – tomou a iniciativa de ele mesmo  fazer uma“pesquisa”  (enquete) para saber as intenções de voto dos seus amigos que dia a dia estão nesse prédio empresarial. O resultado não cabe aqui informar  por questões óbvias relacionadas à legislação eleitoral.

E agora, mais recentemente, portanto, foi um outro porteiro que à nossa chegada ao prédio perguntou: – “E essa nova pesquisa?! Essa, que mudou completamente os números e está mostrando que quem era primeiro lugar está em terceiro, quem era segundo… agora está em primeiro e com grande diferença do que está em segundo?! Essa pesquisa tá certa?!”.

O mesmo porteiro ainda questionou: – “E esse instituto -com esse nome que eu nunca tinha visto – a pesquisa dele é mesmo certa?!”.

Voltamos a dizer que, em relação às pesquisas obrigadas a prévio registro junto aos Tribunais Eleitorais respectivos, temos total confiança de que correspondem a um trabalho sério, que busca retratar a situação do momento relativamente à intenção de votos dos eleitores. E repetimos:nosso entender é o de que nenhum dos institutos quer cometer erro, isto para preservarem a imagem de credibilidade.

Portanto, daqui há alguns poucos dias (ou seja, no próximo domingo), já  com o resultado das urnas anunciado pelos Tribunais Eleitorais, teremos não só os nomes dos eleitos ou mais votados, mas, também, a conclusão de quais os institutos cujas pesquisas são realizadas com competência técnica e seriedade.

Leia Também