João Pessoa, 07 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ANAC DECIDE

Paraíba pode receber voos para Copa do Mundo no Brasil

Comentários: 0
publicado em 07/12/2013 ás 12h12

 As companhias aéreas terão até o dia 20 de dezembro para apresentar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o pedido de alteração ou inclusão de horários de partidas para voos regulares no período da Copa do Mundo. A Anac vai coordenar a distribuição de slots (horários de partidas) em 25 aeroportos – 12 nas cidades-sede e 13 distantes até 200 quilômetros de onde ocorrerão os jogos, o que pode incluir o Aeroporto Presidente Castro Pinto.

A distribuição de horários de partidas de voos em 25 aeroportos brasileiros durante o período da Copa do Mundo pode beneficiar o Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Alexandre Oliveira, superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) na Paraíba, o aeroporto tem possibilidade de atender a demanda excedente de voos, mas apenas se eles forem fretados ou jatinhos particulares. A chance de receber voos regulares no período de competição é zero, na opinião do executivo.

Alexandre Oliveira disse que a medida imposta pela Anac às companhias aéreas é para antecipar a formatação de um Plano B, caso haja problema de excesso de demanda em algum dos aeroportos, fato que ele não acredita que venha a ocorrer, porque o próprio Governo Federal tem investido na área para não expor ao mundo esse possível gargalo.

“Podemos receber voos, mas sinceramente não acredito que isso venha a ocorrer porque os outros dois aeroportos vizinhos – em Natal e Recife – se prepararam para atender até mesmo uma demanda maior do que a esperada”, afirma o superintendente.

O aeroporto Castro Pinto tem um período de 14 horas de ociosidade – sem registro de voos – durante o dia, segundo a Infraero. A maioria das operações ocorre no período da noite/madrugada.

De acordo com a instituição, o Aeroporto atende a 24 operações diárias com atuação de quatro companhias aéreas: 10 são operados pela TAM; oito pela Gol; quatro pela Azul e duas de responsabilidade da Avianca. “Temos uma ociosidade ‘boa’ para a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil utilizar, mas Recife e Natal igualmente estão com folga”, enfatiza.

O superintendente do Aeroporto disse que no período da Copa das Confederações, ocorrida no meio do ano, a Anac fez o mesmo procedimento, em uma escalar menor por conta do número menor de seleções estrangeiras. Três sedes do Nordeste foram utilizadas durante a competição: Recife, Fortaleza e Salvador. “Não tivemos nenhum voo extra referente à competição”, revela Alexandre Pereira.

Aéreas vão redefinir malha

Brasília (ABr) Depois do sorteio dos grupos do Mundial, ontem, as empresas poderão se planejar. Segundo a Anac, a redefinição da malha de voos regulares no período da Copa é necessária para atender à demanda específica para o evento. A coordenação desses aeroportos vai variar de acordo com a data dos jogos em todas as fases da Copa.

As propostas das empresas aéreas para o período da Copa do Mundo serão analisadas pela Anac, que divulgará o resultado final dos horários de partidas até o dia 15 de janeiro. A análise levará em conta o número de alterações ou inclusões apresentado pela companhia, com o objetivo de alocar todos os voos, desde que haja capacidade. As empresas que não tiverem um pedido de slot contemplado poderão optar por alternativas apresentadas pela Anac.

Com o fim do Mundial, volta a valer a malha atual. Durante o período da Copa, as empresas aéreas participarão diariamente do Centro de Controle e Coordenação, onde estarão presentes representantes de órgãos públicos ligados às operações aéreas e aeroportuárias.

Jornal Correio da Paraíba 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x