João Pessoa, 07 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC
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As companhias aéreas terão até o dia 20 de dezembro para apresentar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o pedido de alteração ou inclusão de horários de partidas para voos regulares no período da Copa do Mundo. A Anac vai coordenar a distribuição de slots (horários de partidas) em 25 aeroportos – 12 nas cidades-sede e 13 distantes até 200 quilômetros de onde ocorrerão os jogos, o que pode incluir o Aeroporto Presidente Castro Pinto.
A distribuição de horários de partidas de voos em 25 aeroportos brasileiros durante o período da Copa do Mundo pode beneficiar o Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com Alexandre Oliveira, superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) na Paraíba, o aeroporto tem possibilidade de atender a demanda excedente de voos, mas apenas se eles forem fretados ou jatinhos particulares. A chance de receber voos regulares no período de competição é zero, na opinião do executivo.
Alexandre Oliveira disse que a medida imposta pela Anac às companhias aéreas é para antecipar a formatação de um Plano B, caso haja problema de excesso de demanda em algum dos aeroportos, fato que ele não acredita que venha a ocorrer, porque o próprio Governo Federal tem investido na área para não expor ao mundo esse possível gargalo.
“Podemos receber voos, mas sinceramente não acredito que isso venha a ocorrer porque os outros dois aeroportos vizinhos – em Natal e Recife – se prepararam para atender até mesmo uma demanda maior do que a esperada”, afirma o superintendente.
O aeroporto Castro Pinto tem um período de 14 horas de ociosidade – sem registro de voos – durante o dia, segundo a Infraero. A maioria das operações ocorre no período da noite/madrugada.
De acordo com a instituição, o Aeroporto atende a 24 operações diárias com atuação de quatro companhias aéreas: 10 são operados pela TAM; oito pela Gol; quatro pela Azul e duas de responsabilidade da Avianca. “Temos uma ociosidade ‘boa’ para a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil utilizar, mas Recife e Natal igualmente estão com folga”, enfatiza.
O superintendente do Aeroporto disse que no período da Copa das Confederações, ocorrida no meio do ano, a Anac fez o mesmo procedimento, em uma escalar menor por conta do número menor de seleções estrangeiras. Três sedes do Nordeste foram utilizadas durante a competição: Recife, Fortaleza e Salvador. “Não tivemos nenhum voo extra referente à competição”, revela Alexandre Pereira.
Aéreas vão redefinir malha
Brasília (ABr) Depois do sorteio dos grupos do Mundial, ontem, as empresas poderão se planejar. Segundo a Anac, a redefinição da malha de voos regulares no período da Copa é necessária para atender à demanda específica para o evento. A coordenação desses aeroportos vai variar de acordo com a data dos jogos em todas as fases da Copa.
As propostas das empresas aéreas para o período da Copa do Mundo serão analisadas pela Anac, que divulgará o resultado final dos horários de partidas até o dia 15 de janeiro. A análise levará em conta o número de alterações ou inclusões apresentado pela companhia, com o objetivo de alocar todos os voos, desde que haja capacidade. As empresas que não tiverem um pedido de slot contemplado poderão optar por alternativas apresentadas pela Anac.
Com o fim do Mundial, volta a valer a malha atual. Durante o período da Copa, as empresas aéreas participarão diariamente do Centro de Controle e Coordenação, onde estarão presentes representantes de órgãos públicos ligados às operações aéreas e aeroportuárias.
Jornal Correio da Paraíba
em João Pessoa - 15/12/2025





