João Pessoa, 09 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A jornalista Alessandra Torres, apresentadora do Jornal da Correio (TV Correio) e do Balanço Gereal (98 FM), traz em seu novo artigo uma reflexão sobre a simplicidade da vida baseada em uma definição de uma manicure, “A vida é muita coisa”.
Confira o artigo abaixo:
Obrigada À Simplicidade
“A vida é muita coisa”, diz com naturalidade a manicure, isso mesmo, a manicure de uma grande amiga minha.
Talvez você esteja estranhando a frase, a profissão ou a irrelevância de quem a diz. Talvez! Porém, para mim, nunca uma afirmação tão simples, tão sincera resumiu tudo que somos e parafraseando Drumond, “ definitivo como tudo que é simples”: A frase é perfeita.
Ora, como manicure, ela percorre inúmeras casas, convive com centenas de pessoas e com seus mundos, mas no final do dia volta para a sua realidade. Como observadora de suas clientes, a manicure é quase uma confidente de problemas banais e até mesmo de dúvidas cruéis. Como observadora caladinha, lá em um banquinho, ela passa naquele instante à melhor amiga da cliente solitária, da ansiosa ou apenas daquela que não para de conversar e conta toda a sua vida com detalhes pitorescos e muitas vezes incompreensíveis.
A vida é muita coisa realmente! É tanto que muitos pensadores, cientistas, teólogos e nós, simples mortais, buscamos entendê-la muitas vezes sem lhe dar a devida importância. A vida é tanta coisa que enquanto tentamos compreendê-la e dominá-la, pronto, ela já passou. Então, perguntamos o que fazer e, infelizmente, a resposta não é fácil, nem tão pouco imediata.
Viver, isso é fundamental! Mas, as respostas para todas as questões, as certezas para todos os passos, a coragem para tomar atitudes? Difícil, muito difícil é viver! Então, a saída é realmente a morte?
Não, a saída e puxar o ar pelo nariz, soltar pela boca, abrandar o coração e acabar com a fadiga. Isso mesmo, de peito aberto, livres de preconceitos, dispostos a desafios e com uma imensa capacidade de nos perdoar pelos erros, pela confiança entregue e não merecida, pelo ato falho, seguir em busca de um equilíbrio que dispense conceitos sobre o quê é a vida.
Livres e dispostos a tudo isso, viveremos mais pelo prazer responsável e menos por obrigação. Leves e comprometidos com a felicidade, viveremos plenamente e, com certeza, em boa companhia.
Nunca, nunca, cara manicure, para mim a vida foi tanta coisa.
Obrigada!
MaisPB
em João Pessoa - 15/12/2025





