João Pessoa, 27 de janeiro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOTA DO TRE

Problemas com a GVT prejudicam recadastramento biométrico do TRE

Comentários: 0
publicado em 27/01/2014 ás 16h31

 O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba divulgou, na tarde desta segunda-feira (27), uma nota esclarecendo as falhas no recadastramento biométrico em João Pessoa neste início de semana. De acordo com a nota, falhas da operadora de internet, a GVT, foram os motivos dos transtornos na Capital

Veja a nota:


Em relação aos problemas de conexão e prejuízos ao atendimento biométrico, em João Pessoa, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, na Casa da Cidadania de Mangabeira, cumpre-me informar o que segue:


O problema aconteceu na conexão da empresa GVT instalada no próprio TRE – necessária para o recebimento dos dados originados da internet dos parceiros (outros postos de atendimento). Até às 10:30 havia expectativa de retorno, por parte da equipe de infraestrutura em TI deste Tribunal. Lamentavelmente, os dedicados técnicos no plantão desta manhã, deixaram de reportar o primeiro incidente acreditando na possibilidade de uma solução que redirecionasse o fluxo de dados, em tempo hábil.


De fato, a Internet na Casa da Cidadania de Mangabeira não apresentou nenhum problema, MAS por falta de uma conexão GVT no TRE para receber os dados lá originados, por ocasião do recadastramento, o atendimento foi suspenso.

Destaco que, cada vez que um eleitor é atendido na Biometria, há necessidade de conexão com o cadastro nacional de eleitores para verificação e atualização de dados, daí a necessidade da manutenção de um status "online" em ambas as "pontas" da conexão: no TRE e no Local de atendimento.


Por volta de 11:30 foi aberto um chamado da ocorrência junto a contratada GVT, momento de acertada veiculação por qualquer ógão da imprensa sobre a suspensão do atendimento na Casa da Cidadania de Mangabeira, razão de indevido transtorno e desinformação para o eleitor. Em relação a este específico posto, fica mantida integralmente a informação que a quantidade de atendimentos diários sempre esteve acima de 130 pessoas, logo, afirmar que muitas pessoas passam pela mesma situação muitas vezes não é, de modo algum, verdade – especialmente para a referida Casa da Cidadania.

Os problemas de conexão decorrentes de provedores privados contratados por órgãos públicos são os mesmos – tão comuns – que afetam usuários domésticos, e é notório o fato do reiterado desrespeito ao consumidor por companhias de serviços de telefonia e dados, recorde de queixas em relação a outros serviços em todo o país.

Para minimizar o problema determinamos a imediata aquisição de uma conexão redundante, ou seja, outro provedor para o caso da primeira opção não funcionar. O prazo previsto é o da instalação, dependendo da nova contratada. A empresa GVT, por sua vez, informa 24 a 48 horas como prazo de restabelecimento.


Repito que é lamentável o reiterado desrespeito praticado por estas empresas de telefonia móvel, fixa, banda larga etc, o que já é GRAVE com um usuário particular, e é muito pior quando afeta um atendimento público.


Acreditamos que em se tratando de concessionárias, dependentes de autorização do governo para funcionar, deveria a respectiva agência reguladora agir com rigor para punir tamanha falta de respeito aos contratantes. Enquanto isso não acontece, o Judiciário, que deveria ser a última instância para atuar, permanece, nas diversas ações judiciais sobre o assunto, como a única opção para o consumidor ter seu direito respeitado – seja ele pessoa física, jurídica privada ou pública.

Adotadas as providências de natureza técnica e administrativa, bem o como devido registro das reclamações por conta da ineficiência das prestadoras envolvidas, confiamos que, pelo menos desta vez, sejamos surpreendidos com mais atenção e rapidez na solução, em atenção aos eleitores desta Capital.

MaisPB com Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x