João Pessoa, 17 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Passageiros da empresa aérea Azul têm reclamado dos constantes cancelamentos de voos para João Pessoa, ocorridos nos últimos meses. Mesmo com passagens cujo destino final era a Capital paraibana, consumidores só foram de avião até Recife, no vizinho estado de Pernambuco, e ao chegar lá, precisaram se deslocar para João Pessoa por meios terrestres.
Segundo o engenheiro civil e especialista em transportes, Jarbas Moreira, o fato do centro de distribuição da Azul ser em Recife, pode facilitar que o contratempo aconteça.
“A rota João Pessoa para Recife é a mais curta em distância e, consequentemente, tempo de voo. Caso alguma aeronave fique inoperante e haja necessidade de cancelar algum voo, a rota para João Pessoa acaba sendo a priorizada, pois os custos de deslocamento dos passageiros por via terrestre, seriam os menores, comparados a outras cidades mais distantes que a Azul opera”, explica.
Ainda de acordo com Jarbas, só nas últimas semanas cerca de 13 voos foram cancelados, o que afetou mais de 700 passageiros.
Quem passou por essa situação foi o gerente comercial Gleriston Castro. Segundo ele, o último caso aconteceu no ano passado. Depois disso, ele, que viaja toda semana, tem evitado a companhia área, já que as últimas experiências não foram muito agradáveis.
“Eu tive que vir de van de Recife para João Pessoa, foi chato e cansativo. Outra vez, eu vinha de Maceió para João Pessoa. Como o voo de lá [Maceió] para Recife estava atrasado, eu iria perder a conexão para João Pessoa. Vim de táxi, pago pela azul, de Maceió até João Pessoa. A justificativa é sempre a mesma, manutenção não programada da aeronave”, conta o gerente.
Grande ou pequeno, geralmente esses episódios causam prejuízos. No caso de Gleriston, algumas reuniões com clientes tiveram que ser adiadas.
De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor (Procon-JP), Helton Renê, nesses casos, o cliente pode ingressar com uma ação. O procedimento pode ser feito com auxílio do Procon ou pela Justiça.
“Não é só o serviço em si, mas aquilo que está sendo ofertado. Ofertou ao consumidor, que adquiriu o produto ou serviço, se planejou e de repente não tem mais esse serviço, ele está caindo em prejuízo e pode sim contestar na Justiça. Todos aqueles que geram prejuízos têm que pagar”, explica.
Voos cancelados em alta estação
Segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o cancelamento de voos no verão, época de aumento de viagens, pode impactar o turismo da Paraíba. Mas segundo ela, só há um impacto preocupante em casos recorrentes. “Se for esporadicamente, tudo bem”, analisa.
Ao Portal MaisPB, ele informou que iria procurar a diretoria da empresa em São Paulo para ter esclarecimentos sobre o ocorrido.
O Portal MaisPB entrou em contato com a assessoria de imprensa da Azul e questionou sobre o cancelamento de voos, medidas que seriam adotadas para minimizar o problema e prejuízos ao turismo na Paraíba.
A empresa se limitou a informar que os voos foram cancelados em decorrência de “manutenções não programadas nas aeronaves ou por condições climáticas adversas”. A Azul ainda informou que os cancelamentos não têm qualquer ligação com o hub [centro de distribuição] em Recife.
MaisPB
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