João Pessoa, 10 de março de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Frevo

Carnaval de Bananeiras reúne centenas de foliões

Comentários: 0
publicado em 10/03/2014 ás 15h35

O resgate das tradições carnavalescas foi a proposta do evento promovido pela Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, de 1º a 3 de março durante o festejo de carnaval da cidade. No dia 25 de fevereiro aconteceu uma prévia com o bloco da Baleia com dezenas de foliões.

Marchinhas carnavalescas e frevos embalaram os blocos da Águia, do Barão, Inha-Inha, Águas da Serra e Caminhos da Serra. A concentração dos blocos aconteceu no Colégio Emília Neves com orquestras animadas.

De acordo o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, em meados do século XX, Bananeiras viveu o apogeu do carnaval com blocos, charangas, troças e escolas de samba que percorriam as ruas da cidade com seus passistas e estandartes, enquanto o Bananeiras Clube realizava seu carnaval com as principais orquestras da Paraíba, atraindo os turistas que procuravam a tranquilidade e o romantismo do Carnaval.

A secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, destacou a interação entre os brincantes. “A receptividade dos moradores de Bananeiras com os foliões de outras regiões foi primoroso. O bloco da Águia, um dos mais antigos da cidade, levou dezenas de foliões para pular o tradicional carnaval por ruas da cidade. Foi possível ver crianças, jovens, adultos e idosos aproveitando unidos a beleza do verdadeiro carnaval”, ressaltou Mirian Trindade.

O bloco da Águia foi criado na década de 90 pelo saudoso Borborema, morador ilustre da cidade. No ano de fundação, 50 foliões acompanharam o bloco que tem como característica a representação de três animais: águia, boi e peixe. Já o bloco Águas da Serra, criado em 2011, levou os brincantes do condomínio fechado Águas da Serra para pular o carnaval no Centro de Bananeiras com os demais foliões. O bloco da Baleia, que saiu durante a prévia, surgiu em 2006. O nome “Baleia” faz referência ao ônibus do Campus III de Bananeiras que era carinhosamente conhecido por este nome. O veículo foi doado pelo Denocs de Campina Grande em meados de 1977 e serviu até a década de 90 para o transporte de alunos e funcionários da universidade.

A animação ficou por conta das orquestras Serrana de Frevo, Itamarati de Frevo, Arco-Íris e Alma Latina. Durante o festejo a cidade foi decorada pela artesã Diana Oliveira, que com sua criatividade enfeitou os principais pontos de Bananeiras com palhaços e máscaras carnavalescas que abrilhantaram ainda mais a festa. No sábado (1º), o público assistiu ao espetáculo “Casamento de Branco na Folia do Momo” da Associação de Jovens de Arte e Cultura (AJAC). A apresentação aconteceu às 20h no Espaço Cultural de Bananeiras.

A secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras esclareceu que em 1982, com a crescente onda do carnaval no litoral, a cidade ficou sem a folia que só foi retomada em 2013 , quando a Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, criou o circuito do frevo para recepcionar os visitantes.

O prefeito Douglas Lucena destacou a tranquilidade que imperou durante todo o evento. “As equipes policiais não registraram ocorrências graves durante o carnaval de Bananeiras, fato que já é uma característica dos festejos realizados na cidade. Os eventos promovidos pela Prefeitura de Bananeiras são para toda a família com uma característica importante, a programação culturalmente rica que valoriza a identidade do povo brasileiro. Agradecemos a vinda dos foliões durante o Carnaval de Bananeiras 2014 e esperamos contar com a participação de todos no Carnaval de Bananeiras 2015”, afirmou Douglas Lucena.

Da Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x