João Pessoa, 01 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os Estados Unidos irão lançar nesta quarta feira (2) um míssil balístico intercontinental não armado na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. O teste ocorre em um momento de tensão devido ao lançamento de um míssil do mesmo tipo feito pela Coreia do Norte na última sexta-feira.
O propósito deste teste, como o dos anteriores do mesmo programa, é “validar e verificar a efetividade, preparação e precisão do sistema”, indicou a Força Aérea. O teste será o quarto efetuado da base californiana este ano com o míssil do tipo Minuteman.
O lançamento está previsto para acontecer nesta quarta-feira, entre as 12h e as 18h (entre 16h e 20h em Brasília).
Escudo antimísseis
O lançamento ocorre após os EUA terem realizado com sucesso, no domingo (30), um novo teste do seu escudo antimísseis Thaad, no Alasca. Foi o 15º teste do Thaad que o governo americano executou com sucesso.
Também no domingo, o país voltou a exibir seu poderio militar junto aos aliados, realizando dois bombardeios estratégicos na península coreana em resposta ao míssil intercontinental lançado na sexta-feira pela Coreia do Norte.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (29) que não permitirá que a China continue sem agir para solucionar a situação com a Coreia do Norte. Antes disso, o presidente condenou o novo lançamento da Coreia do Norte, antecipando que tomará “todas as medidas necessárias” para proteger os EUA e seus aliados na região.
Após o teste realizado pela Coreia do Norte no dia 4 de julho, Trump declarou que estava preparado para “coisas bastante graves”, mas seu secretário de Defesa, James Mattis, afirmou que “não via motivos para ir à guerra” contra os norte-coreanos.
Agência Brasil
ENTREVISTA À REDE MAIS - 12/09/2025