João Pessoa, 24 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LEVANTAMENTO

Polícia identifica 36 tipos de golpes na PB

Comentários: 0
publicado em 24/07/2017 ás 10h31
atualizado em 24/07/2017 ás 14h05

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF), já identificou 36 modalidades diferentes de estelionato, cada uma com características próprias de atuação e com aspectos próprios de investigação.

A DDF também divulgou a evolução das fraudes praticadas pela internet, no período de 2014 /2017. A análise estatística é primordial para a atuação especializada da Polícia Civil, já que a complexidade destes crimes e a dificuldade na obtenção das informações dificultam a investigação desses casos.

Segundo Polícia Civil (PC), a população tem um importante papel neste tema, uma vez que grande parte das fraudes poderiam ser evitadas com simples condutas, como a proteção física dos computadores (firewall, aplicativos originais etc.), a verificação de dados dos anunciantes (qualificação, endereço, documentação dos objetos negociados etc.) e a formalização de algumas negociações (contratos).

A PC também destacou a importância do registro da ocorrência policial no caso de fraudes. Nem sempre as vítimas procuram a Polícia Civil, para informar a ocorrência dos golpes, contribuindo para a impunidade. A população pode contar com o importante instrumento do disque denúncia da Polícia Civil (197) para comunicar situações suspeitas ou golpes praticados pela internet, com a garantia no sigilo das informações encaminhadas.

MaisPB