João Pessoa, 20 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM ITABAIANA

Casa de ex-prefeito é alvo busca e apreensão

Comentários: 0
publicado em 20/07/2017 às 16h47
atualizado em 20/07/2017 às 16h46

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira (20) mandados de busca e apreensão nas residências do ex-prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior (PMDB), e do ex-tesoureiro do município, Luiz Moreira de Barros Filho. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Itabaiana e João Pessoa e têm o objetivo de colher elementos de prova necessários para a instrução da investigação criminal que tramita na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Itabaiana.

Os detalhes da operação são  sigilosos em razão da natureza da medida cautelar deferida a requerimento do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A ação foi requerida ao Poder Judiciário pela promotora de Justiça titular da 2ª Promotoria Cumulativa de Itabaiana, Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, e embasada pelos procedimentos investigativos criminais que tramitam na Promotoria do Patrimônio Público para averiguar a malversação do dinheiro público e desvios de verbas praticados pela antiga gestão da prefeitura.

Nos últimos meses, foram recorrentes as denúncias apresentadas ao MP estadual sobre supostas práticas criminosas da antiga gestão municipal, sobretudo em razão do não pagamento dos salários dos servidores públicos municipais e das inúmeras transações bancárias, nos últimos dias do mandato.Partiu-se das contas da prefeitura, bloqueadas por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e por decisão judicial da 1ª Vara da Comarca de Itabaiana.

Dentre outras irregularidades, a investigação realizada pelo MP constatou, após a posse do novo prefeito e de sua equipe,  a ausência de documentos públicos contábeis e registros eletrônicos nas secretarias do município, ou seja, os computadores da prefeitura haviam sido violados e tiveram seus HDs retirados.

A promotora Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti ressalta a importância do cumprimento da medida requerida pelo Ministério Público.O ex-prefeito do município, apesar de notificado para comparecer até a Promotoria de Justiça, “jamais prestou qualquer esclarecimento sobre os fatos investigados, não demonstrando até o presente momento qualquer intenção de colaborar com as investigações”, destacou a promotora.

MaisPB

Leia Também