João Pessoa, 05 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O acordo de cooperação entre União Europeia e Cuba foi ratificado pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo (na França) nesta quarta-feira (5), segundo a France Presse. O acordo marca uma nova era das relações entre a ilha e o bloco europeu.
O acordo foi assinado em dezembro 2016 pelo Alto Representante para a Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
O Parlamento aprovou uma resolução que salienta a necessidade de respeitar os direitos humanos de Cuba. Uma cláusula de salvaguarda que prevê que, caso não sejam respeitados, o acordo pode ser suspenso, segundo a agência Efe.
Com o pacto, a UE coloca fim à chamada Posição Comum de 1996, que vincula a cooperação europeia a “melhorias dos direitos humanos” ao mesmo tempo em que busca “favorecer um processo de transição para uma democracia pluralista”. Cuba considerava a essa política “ingerente” e “discriminatória”.
No contexto desta política, os 28 países do bloco chegaram a suspender temporariamente em 2003 a cooperação com a ilha comunista após a detenção de 75 dissidentes cubanos, libertados posteriormente.
G1
CRISE NO PSB - 19/09/2025