João Pessoa, 19 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), avisou ao presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (19) que vai pedir demissão do governo. A decisão ocorre após uma pressão do seu partido, o União Brasil, que emitiu uma resolução para os filiados deixarem os cargos no governo.
A conversa entre Sabino e Lula foi na tarde desta sexta no Palácio da Alvorada. O ministro é filiado ao União e foi eleito deputado federal pelo Pará. Agora, ele retornará à Câmara dos Deputados após dois anos à frente do Ministério .
Na reunião, o ministro explicou a Lula a decisão da legenda e disse que tinha agendas importantes à frente da pasta nos próximos dias que gostaria de participar. Com isso, Sabino informou ao petista que no retorno do presidente de Nova York ele entregará uma carta de demissão. A previsão é que Lula retorne ao Brasil na quinta-feira (25).
O União Brasil decidiu adiantar o desembarque do governo. O partido aprovou na quinta-feira (18) uma resolução que exige que filiados ao partido deixem, em até 24 horas, cargos ocupados no governo federal.
O ministro tenta ficar no governo até a COP30
Celso Sabino manteve conversas nas últimas semanas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta. O ministro gostaria de seguir no cargo ao menos até a realização da COP30, que será realizada em novembro em Belém.
MaisPB
CRISE NO PSB - 19/09/2025